6 erros no Dolby Atmos que você não pode cometer!
Tudo o que você precisa saber sobre possíveis erros com o Dolby Atmos que afetam a qualidade imersiva do seu sistema.
Experiência Ativa Imersiva
O Dolby Atmos é uma tecnologia de áudio avançada que oferece uma experiência de som super imersiva. Uma das principais características desse CODEC é a qualidade de áudio incomparável. Esse tipo de sistema é capaz de posicionar cada som de forma tridimensional, criando uma experiência sonora rica e autêntica. Ao usar o Dolby Atmos em casa, você pode mergulhar completamente em filmes e jogos.
Os sons vem de todas as direções, criando uma sensação de estar no centro da ação. Se você é gamer e quer complementar a experiência imersiva proporcionada pelos óculos de realidade aumentada, esse tipo de tecnologia fará você mergulhar ainda mais nesse universo. Será praticamente impossível não sentir a emoção do jogo.
O Dolby Atmos é versátil
Esse tipo de tecnologia não se limita somente a sistemas de Home Theater. Muitos dispositivos, como fones de ouvido, TV's e smartphones, também oferecem suporte a essa tecnologia, permitindo uma experiência de áudio de alta qualidade em qualquer lugar. Com este CODEC até a música ganha uma dimensão extra.
O som surround traz uma nova dimensão às suas faixas favoritas, permitindo que você ouça detalhes que normalmente passariam despercebidos.
Investimento de verdade
Caso você esteja considerando uma instalação permanente, um sistema de som Dolby Atmos pode aumentar o valor de sua casa, tornando-a mais atraente para compradores potenciais. Além disso, os modelos para montagem do Setup atualmente estão modernos, com design clean, que agregam na decoração do espaço.
Motivos para você montar o seu Dolby Atmos ainda este ano
O uso do Dolby Atmos é uma excelente escolha para quem busca uma experiência de áudio superior, tanto para entretenimento quanto para música. Oferece imersão, qualidade e versatilidade que elevam a experiência auditiva a um nível totalmente novo.
Personalize tudo do seu jeito!
Com o Dolby Atmos, você pode personalizar a configuração do áudio de acordo com suas preferências, ajustando a posição e a intensidade dos sons para criar uma experiência verdadeiramente única.
Experiência de Cinema em Casa
Você pode desfrutar da experiência de um cinema de qualidade em casa, com explosões, efeitos sonoros e diálogos que ganham vida de maneira espetacular.
Como funciona o desempenho desse tipo de tecnologia?
Um sistema de Home Theater padrão (5.1), onde temos cinco caixas de som e 1 subwoofer já é capaz de transmitir uma excelente experiência sonora, mas para quem deseja elevar um patamar, a tecnologia Dolby Atmos é a escolha certa. Esse tipo de tecnologia permite a ampliação das ondas sonoras no mesmo ambiente graças ao auxílio de distribuição horizontal e vertical das caixas de som.
Podemos dizer que o Dolby Atmos é uma evolução do sistema 5.1, porque nele adicionamos ao menos mais um par de caixas de som. Também vale lembrar que este CODEC de áudio deve ser obrigatoriamente conectado em um Receiver 7.1 (considerando que vamos ter mais caixas nesse tipo de Setup). Caso queira optar pela compra de um modelo ainda superior para adicionar mais caixas e subwoofers também está liberado, ok?
Atenção às regras
Nossos especialistas em áudio gostam de reforçar a importância de seguir as regras do laboratório Atmos durante a instalação do seu sistema, então vale apena você levar em consideração os itens listados abaixo e não cometer estes erros com o seu Dolby Atmos.
1. Tamanho mínimo
Um Dolby Atmos instalado em um ambiente pequeno, como um quarto, por exemplo, pode causar uma série de confusão sonora devido ao pouco espaço para distribuição das caixas de som. De acordo com o laboratório Dolby Atmos, o tamanho mínimo recomendado da sua sala deve ser entre 14 e 16m².
Fique atento (a) no tamanho geral do espaço de instalação pensando também nas quantidades de caixas de som que devem ser utilizadas.
2. Altura mínima do Pé-Direito
Esse tipo de construção causa alguns receios quando o assunto é sonorizar um ambiente. Isso porque a altura do pé direito afeta diretamente o alcance das ondas sonoras. Neste caso, como estamos falando de um sistema principalmente vertical, recomenda-se a altura mínima de 3 metros* de altura, caso sua sala seja ainda mais alta, é ideal que você converse com um membro da nossa equipe que vai te ajudar a escolher uma caixa de som adequada para esse tipo de situação.
(*Em torno de 3 metros)
3. Cuidados com a sua televisão evitam erros no Dolby Atmos
Caso você esteja pensando em trocar a sua TV para deixar o seu sistema de som ainda mais impecável, atente-se a estas dicas na hora da escolha: Você sabia que existe um padrão recomendado entre a distância de visualização da sua TV? Os televisores que possuem 40 graus do seu campo de visão são considerados mais imersivos, e são estes que recomendamos para utilização do Dolby Atmos.
3.1 Tecnologia e tamanho ideal da televisão
Importante ressaltar que uma tela grande vai ser ideal para acompanhar o efeito sonoro com a imagem da TV. O cálculo é mais simples do que você possa imaginar! Multiplique o tamanho da tela desejada por 1,2. Ou seja, uma televisão de 42 polegadas é recomendada uma distância de aproximadamente 1,30 metros.
Você também pode buscar por tabelas de medidas prontas, como no exemplo abaixo, retirado das recomendações da marca Samsung:
55” - 1.7 metros
65” - 2.0 metros
75” - 2.3 metros
85” - 2.6 metros
Atenção com a compatibilidade! É comum que algumas pessoas possam esquecer este pequeno detalhe na hora da instalação. Certifique-se de que a sua Televisão é compatível com o Dolby Atmos antes de realizar a compra de um novo televisor. Para uma experiência audiovisual completa, você também pode optar por tecnologias de resolução de imagem em 4k ou 8k.
4. Escolha do Receiver
É importante sempre batermos na tecla da importância da escolha correta de um receiver seja ele instalado em qualquer tipo de sistema que você queira montar. Assim como comentamos anteriormente sobre a Televisão, ele se aplica no Receiver, que também deve ser compatível com o Dolby Atmos. Conseguimos adiantar que você encontrará este CODEC somente acima de modelos 7.1.
5. Mídia Dolby Atmos
A mídia também tem o poder de influenciar na qualidade do seu som. Isso porque os equipamentos onde foi gravado o streaming ou música que você estiver consumido neste equipamento, influencia diretamente na transmissão. Você não se limitará a consumir conteúdos exclusivos Dolby Atmos, entretanto, perceberá que aqueles que são compatíveis, irão oferecer uma qualidade imersiva ainda maior.
Pois ao selecionar um conteúdo que não seja Dolby Atmos as caixas do sistema de som irão apenas emular o que geralmente fariam, sendo assim, apresentando um efeito “incompleto” ou então mais convencional de um Home Theater. Ao se falar em audiovisual, geralmente, ao clicar no conteúdo do streaming, na mesma tela onde você consegue fazer a leitura das sinopses, é possível selecionar as opções de áudio. Lembrando que a opção Dolby Atmos também pode estar sendo apresentada como 7.1.
6. Saiba escolher as caixas de som
Estamos falando de um sistema de som que vai pelo menos 7 caixas de som, saber quais modelos e posições é algo estratégico e que irá definir a qualidade Dolby Atmos que você merece. Nesse caso recomendamos: 3 caixas frontais (bookshelf ou torre) 2 caixas traseiras (bookshelf) e 2 caixas do canal Atmos, que podem ser de embutir. E não podemos esquecer do canal LFE que é o subwoofer.
Posso montar um sistema Dolby Atmos 100% de embutir?
Vale ressaltar que não é recomendado que todas as caixas sejam embutidas, pois a verticalização do som já não configura mais uma experiência Dolby Atmos.
Você tem dúvidas de como implementar o Dolby Atmos na sua sala? Entre em contato com os nossos especialistas e viva essa experiência com a gente!