Como montar uma sala de reunião para sonorização em ambientes corporativos?
A sonorização em ambientes corporativos eleva a imagem profissional da empresa e pode contribuir com o sucesso do negócio.
A Era das novas reuniões chegou, e os formatos de áudio e videoconferências têm ganhado espaço. Com isso, ter uma sala de reunião profissional se tornou essencial, pois além de proporcionar maior conforto auditivo, traz mais clareza na comunicação, e é capaz de aumentar a produtividade e atenção em até 15% de acordo com a World Health Organization.
Por onde começar a montagem de uma sala corporativa?
Para dar start ao processo de sonorização de um auditório ou sala de reunião é importante começar pelo tratamento acústico adequado.
Salas menores: cuidado com o excesso de objetos que podem causar absorção sonora. Tapetes, cortinas, e sofás são um exemplo de materiais que devem ser utilizados com cautela em espaços reduzidos.
Salas maiores: possuem tendência de causar mais reverberações, ecos e ruídos justamente pela amplitude, altura do espaço e reflexo em materiais duros. Em auditórios, isso é amenizado utilizando carpetes, cadeiras acolchoadas e cortinas.
Materiais isolantes: em alguns casos, se faz necessário isolar o espaço utilizando materiais como forros, revestimentos, borrachas nas janelas, etc. Uma avaliação da intercorrência de ruídos do local é ideal para ter certeza de quais materiais precisam – ou não – utilizar.
Equipamentos essenciais para uma sala de reunião profissional
1. Microfones
Se o objetivo da sua sala é realizar transmissões online profissionais, ou até mesmo receber um número significativo de pessoas presencialmente, você terá que escolher um bom microfone.
• Modelo de mesa: são modelos tradicionais e práticos de usar. Porém, é recomendado para reuniões ou assembleias curtas que não necessitam de mobilidade do locutor;
• Modelo de teto: esse tipo de microfone quase não é citado, mas são excelentes para uma captação discreta e múltipla;
• Modelo sem fio: sem dúvida, um dos mais utilizados atualmente, permite mais mobilidade e dinamismo durante a reunião;
• Integração de microfone: pode ser realizado via Zoom, Teams ou DSPs.
Você também pode optar por modelos que são ativados com sensor ou controles, facilitando o dia a dia. Saiba mais sobre os microfones que mais indicamos aqui na Audio Prime.
2.Alto-falantes
São responsáveis pela distribuição sonora em todo o perímetro da sala de reunião. Desde o modelo, até a quantidade de alto-falantes devem ser escolhidos de acordo com o layout de cada auditório ou sala de reunião. Outros fatores que devem ser levados em consideração são os:
• Tipos de alto-falantes: podem ser embutidos, de sobrepor na parede ou em alguma coluna, ou uma soundbar (recomendando apenas se a sala for pequena). A principal diferença entre eles é o design e a distribuição sonora. Veremos mais abaixo o case do Sicredi que optou por modelos de embutir.
• Integrações dos alto-falantes: leve em consideração a conexão com amplificadores (mais comum), e também em processadores de sinal que garantem um melhor tratamento sonoro.
3. É obrigatório ter um processador de sinal em uma sala de reunião?
Os processadores de sinal são equipamentos que contribuem para o ajuste do áudio de maneira digital, seja ruídos, equalização, entre outras configurações relacionadas a qualidade de transmissão.
Apesar de não ser um item obrigatório ele se faz muito necessário, principalmente quando se trata de salas maiores e auditório múltiplo.
É importante que o uso de microfones, amplificadores e alto-falantes estejam conectados a este tipo de equipamento para garantir um bom funcionamento e controle de ecos e reverberações.
4. Amplificadores
São equipamentos comuns em sistemas de som, eles atuam diretamente na potencialização e distribuição do sinal sonoro enviado dos alto-falantes. No caso de sala de reuniões os amplificadores mais recomendados são:
• Multicanal Classe D: (podem alimentar vários alto-falantes);
• Com DSP Integrado: ideal caso queira dispensar o uso do processador;
• Multiroom ou Multizona: é recomendado para espaços que possuam divisórias, pois permite o controle de diversas áreas.
Automação em salas de reunião corporativas
Tudo que o ambiente corporativo necessita é de agilidade e eficiência no dia a dia, tudo que facilita é bem-vindo. Ao montar uma sala de reunião, certifique-se de trazer essa praticidade para o novo espaço através das automações e integração de equipamentos.
- Opte por sistemas de áudio com interface intuitiva;
- Prepare pré-ajustes por ambientes, assim você define o volume e configurações personalizadas por espaço;
- Teste qual plataforma de videoconferência se adapta melhor ao seu sistema, você pode testar: Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, entre outros. Nas próprias plataformas você pode configurar o reconhecimento de microfones e muito mais.
- Tenha um controle de iluminação inteligente que entenda o comando para reuniões.
Auditório Sicredi: Um novo conceito de sala de reunião
A Audio Prime realizou a sonorização corporativa do Sicredi, desde a etapa de obras e definições. Um espaço com 4.700 metros de área construída, 6 andares e um auditório moderno com capacidade para 400 pessoas.
Confira alguns desafios para sonorização de Auditórios:
• Manter a discrição: a integração dos equipamentos com o ambiente e decoração foram essenciais para que o espaço não obtivesse um design sobrecarregado e perdesse a característica corporativa – que é mais minimalista;
• Qualidade: escolher corretamente equipamentos que atendessem a expectativa de qualidade sonora e design;
• Formato do auditório e acústica: no caso do Sicredi, foi escolhido o formato multiuso/múltiplo, ou seja ele pode ser dividido em espaços menores através de paredes móveis. Um grande desafio para controlar acústica e layout do projeto.
Soluções adotadas na sonorização da nova sede do Sicredi
• Instalação do sistema Yamaha AV que permite o uso desses espaços integrados ou separados;
• O subwoofer foi instalado de maneira suspensa, visto que a estética era um ponto essencial para essa instalação;
• A Inteligência Artificial do sistema Yamaha Matrix foi essencial para que o Sicredi usufrua de praticidade durante as videoconferências, e também ajustes automáticos como os ecos e reverberações;
• Instalação de painel para acesso rápido às configurações dos equipamentos do auditório, que também pode ser realizado através do aplicativo ProVisionare Kiosk.
Como evitar erros ao montar uma sala de reunião moderna
Montar uma sala de reunião não é apenas conectar algumas caixas de som, um microfone e pronto. Cada processo garante que a sua estrutura não apresente um aspecto amador e que você consiga realmente usufruir dos benefícios que esse tipo de espaço pode trazer para a sua empresa.
Você verá na listagem abaixo que os erros mais comuns são os princípios básicos que abordamos no começo do post, como por exemplo:
• Microfone inadequado: escolher microfone de baixa qualidade, com captação ruim, distorção de áudio e suscetível à microfonia traz uma péssima experiência durante um treinamento ou reunião;
• Não realizar um tratamento acústico: imagine estar em uma reunião cheia de ecos, ou então com o som abafado, certamente ninguém irá conseguir permanecer focado ao que está sendo discutido;
• Dimensionamento inadequado dos alto-falantes: há salas de reunião com alto-falantes em cada ponta do espaço, isso está totalmente errado, ignorando as laterais e a parte central do auditório.
O ideal é dimensionar a posição e quantidade de falantes de acordo com o tamanho do espaço, principalmente no caso do Sicredi que citamos anteriormente, de auditórios múltiplos;
• Equipamentos sem integração: cada equipamento tem uma finalidade, e nem todo equipamento, como por exemplo um microfone, terá integração com plataformas de videoconferências básicas.
Então antes de adquirir qualquer equipamento certifique-se de que ele seja compatível com as integrações que o seu espaço irá necessitar;
• Cabeamento improvisado: não tente fugir de um possível quebra-quebra, cabos de áudio são necessários para garantir uma boa qualidade sonora e preservação dos equipamentos.
Os principais pontos que você deve se atentar antes de começar a montar uma sala de reunião são:
- Tamanho e formato da sua sala
- Tipo de microfone
- Qual tipo de tratamento acústico será necessário
- Equipamentos adequados, bem dimensionados e com integrações
- Estudar quais tipos de automação podem facilitar o dia a dia e implementá-las no seu sistema
- Buscar por um profissional que te ajude a montar um projeto personalizado que atenda todas as suas necessidades.
Dessa maneira, o seu ambiente corporativo irá transmitir mais credibilidade, profissionalismo e modernidade. Instigue com mais autoridade e conecte o seu negócio de maneira eficaz.
Está pensando em montar ou melhorar a sonorização da sua sala de reunião? A escolha dos equipamentos certos e um bom projeto de áudio fazem toda a diferença para garantir reuniões produtivas e uma comunicação clara.
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