Microfone Kadosh: Qual microfone usar?
Não erre na sua compra! Confira tudo sobre os principais tipos de microfones do mercado e qual microfone usar para cada necessidade de captação de áudio.
Os microfones são equipamentos versáteis. Visualizamos o seu uso em diversos locais: na rua, casamentos, igrejas, palestras, shows, etc. Com certeza você já se perguntou em algum momento sobre qual microfone usar em determinadas situações. Existe um microfone específico para canto? Ou então para diferentes tipos de ambientes? Tem diferença entre digital e analógico?
No blog de hoje você vai conhecer mais sobre os microfones e também sobre a Kadosh, uma empresa referência em microfones.
Dica Audio Prime
Principalmente se você trabalha ou vai trabalhar com som, é fundamental adquirir confiança em uma marca de referência.
As linhas de microfone Kadosh são conhecidas por desenvolver modelos com um excelente custo-benefício mantendo a qualidade. Além de contar com diversos modelos com e sem fio, a marca Kadosh é a uma das mais recomendadas do seguimento pelos seguintes motivos:
Controle de ruído
Os ruídos externos são grandes inimigos de quem está fazendo algum tipo de gravação, principalmente externas. Por essa razão, a Kadosh investe em tecnologias que amenizam esses ruídos, proporcionando uma gravação limpa e sem interferências.
Boa captação de áudio
Esse fator é bastante importante ao considerar a compra de um microfone. Quando o equipamento consegue realizar a captura de diversas frequências sonoras a qualidade do som se eleva.
Práticos de se usar
Os microfones Kadosh possuem um design tão intuitivo que até mesmo iniciantes entendem rapidamente como funciona o equipamento.
Resistência
Diversos modelos da linha Kadosh chamam muita atenção por sua robustez. E o que mais impressiona é o fato disso não encarecer o produto.
Tipos de microfone no mercado atual
Antes de falarmos sobre as opções de microfones da Linha Kadosh é importante você entender quais tipos existem e onde são recomendados/aplicados. Separamos abaixo os principais tipos de microfone que você irá se deparar no mercado. Confira:
Microfone USB: são modelos básicos, fáceis de usar. Não são indicados para uso profissional, pois os microfones USB são usados com mais recorrência em gravações caseiras, tipo um karaokê, em casa com os amigos.
Microfone dinâmico: conhecidos por sua alta durabilidade, podem ser utilizados em lives, ou gravações externas, pois são excelentes isoladores de ruído.
Microfone de lapela (Lavalier): são os famosos microfones utilizados em programas de TV e jornais (interno), justamente por serem pequenos e discretos.
Microfone de Contato (Piezo): bastante utilizados por musicistas, pois é excelente para captação de vibrações de instrumentos como violão, violino, bateria, entre outros.
Microfone Condensador: esse tipo de microfone é considerado um dos mais sensíveis e precisos, é bastante utilizado em gravações com captação de áudio mais profissional, até mesmo em estúdios.
Microfones de Fita (Ribbon): outro modelo utilizado com frequência por profissionais da música, pois a sua captação é bastante suave, ou seja, pode ser usado tanto na gravação de voz quanto de instrumentos.
Qual a diferença de um microfone dinâmico e um condensador?
Ao ler um pouco sobre os tipos de microfone que citamos acima, você pode estar se perguntando “é melhor escolher um microfone dinâmico ou um microfone condensador”. E antes que possamos ter uma resposta para esta pergunta, é importante entender que a maneira que ambos realizam a captação do som é diferente, e que além desta, há muitas outras diferenças entre os modelos.
Principais características do microfone dinâmico
Durabilidade: é uma forte característica deste tipo de microfone, diversos modelos possuem um design visivelmente robusto, são resistentes a quedas e a umidade.
Funcionamento: possui diafragma acoplado, é um microfone menos sensível, mais utilizado para eventos que não necessitam de tanta pureza acústica, pois ele não consegue filtrar todos os ruídos.
Onde é utilizado: em ambientes mais abertos onde o volume do som será alto, como, por exemplo: shows ao vivo, solo de guitarras, discursos, etc.
Não necessita de alimentação externa.
Principais características do microfone condensador
Durabilidade: os microfones condensadores demandam mais cuidado no manuseio, pois são mais sensíveis à queda e umidade.
Funcionamento: possui diafragma leve e placa traseira fixa, realiza uma captação de áudio com mais detalhes e uma gama maior de frequências.
Onde é utilizado: justamente por trazer essa variedade de faixas com fidelidade, os microfones condensadores são utilizados em estúdios durante gravações profissionais.
Necessita de alimentação (48v).
Então tudo depende do seu propósito ao adquirir um microfone. Onde você irá utilizar? Se você prefere resistência, o microfone dinâmico é o mais indicado, agora se você deseja mais qualidade na captação o microfone condensador é a melhor escolha.
Por que existe uma diferença de preço grande entre microfones?
Você com certeza vai concordar se dissermos que um celular vale muito mais hoje do que há 10 anos. Isso porque estamos falando de tecnologias que estão em constante mudança, estão sempre passando por teste e atualizações. O mesmo se aplica com os microfones.
É possível observar que alguns modelos possuem uma certa discrepância no valor, mas o primeiro ponto que deve ser observado, por exemplo, é se estamos analisando um microfone digital ou analógico (o mesmo utilizado nas rádios entre policiais, aviões e televisores).
E quando falamos de microfones analógicos há uma série de fatores que devem ser considerados:
- Necessita de um bom sinal de radiofrequência e antena, garantindo que além da captura o áudio seja transmitido com clareza;
- Antes da compra é importante informar ao vendedor se a sua região é metropolitana ou interior, para evitar interferências;
- O modelo depende da quantidade de microfones na região;
Outro fator a ser observado são as quantidades de frequências que cada micro irá apresentar em determinado momento. Então é compreensível o hiato de valores entre um microfone e outro.
Agora conheça os principais modelos da linha Kadosh e onde você pode aplicá-los no seu dia a dia.
O que você precisa saber antes de comprar um microfone
Antes de adquirir o microfone sem fio, pesquise sobre a sua região, avalie bem a quantidade de microfones que o seu projeto irá necessitar (considere um crescimento).
Analise a diversidade de antena que cada modelo oferece;
O alcance de cada microfone é variável, tudo irá depender da radiofrequência da região e da qualidade da antena.
Caso o seu projeto tenha vários microfones, nunca deixe as bases em cima uma da outra para que não gere interferência de sinal. Considere que, atualmente, quase todos os microfones são digitais e com tecnologias mais modernas; alguns deles possuem escaneamento de frequência, como os modelos abaixo:
Modelo K501: contém varredura Scam que seleciona o canal ideal para o microfone, é possível acompanhar os níveis de sinal e congestionamento de frequência. Este modelo, inclusive, foi o primeiro no Brasil com a válvula de pré-captação.
Modelo 502: não possui uma ampla gama de frequências, porém faz muito bem a leitura de cada uma delas.
Modelos 602 e 622: são microfones duplos com bastante diversidade de antenas, o que traz mais segurança no uso.
Microfone para Back Vocal
Microfone Kadosh K1: possui uma cápsula equilibrada, é ideal para back vocals e palestras.
Microfone Kadosh K2: é equipado com uma cápsula mais grave, comporta mais pressão sonora, capta caixa de bateria e amplificadores de guitarra. Também pode ser utilizado para captação vocal, porém, perde um pouco de agudo. É um modelo com design atrativo e resistente.
Microfone para estúdio
Microfone Kadosh K3: este modelo é bastante refinado, excelente opção para músicos (primeira voz), pois a sua captação é bastante pura. Pode ser utilizado para gravar em estúdio.
Microfone Kadosh K4: cápsula mais sensível e linear, microfones mais confortáveis de uso e mais leves.
Microfone para Podcast
Para a gravação de Podcasts o ideal é evitar os microfones condensadores e seguir mais na linha dos microfones dinâmicos para alta pressão sonora.
Modelo Kadosh KME3: é conectado via USB, transforma o som analógico em digital e possui controle de volume no fone de ouvido. Acompanha funções mute e efeito reverb.
Kadosh KME-5: bem similar ao seu antecessor, porém, a sua cápsula é maior e pode ser utilizada em estúdios e também em captação de voz e violão.
Melhores microfones para cantar
Agora, se você está começando a trabalhar com canto e quer apresentar uma boa qualidade com um investimento mais equilibrado, os modelos 1201 e 1202 possuem uma cápsula com uma capacidade bem melhor para essa finalidade.
Melhor microfone para montar um sistema
Se você trabalha com algum evento, por exemplo, é preciso montar um projeto com vários microfones. O modelo Kadosh 1501 vai te surpreender na quantidade de frequências que possui! Enquanto vários modelos tradicionais trabalham com 100 frequências por bastão, este irá trabalhar com 1700 frequências. Sim, tudo isso! Com ele é possível trabalhar com até 17 microfones e fazer cascata através de um gerenciador que conecta todos eles em um único software.
Linha Kadosh de microfones valvulados
Os microfones valvulados proporcionam um som mais harmônico na transmissão. Pode ser utilizado tanto em estúdio quanto ao vivo. Um dos modelos mais recomendados para se utilizar em igrejas. Por ter uma captação de áudio acima da média, também é muito recomendado para cantar.
Microfone para igrejas
Citamos alguns modelos que são possíveis utilizar para canto e fala em igrejas, porém, vale a menção dos microfones com fio Gooseneck. Além de igrejas, esse modelo também pode ser utilizado em bancadas, plenários e locais com o pé direito alto.
Em um mundo ideal o melhor é sempre optar por microfones sem fio nesse tipo de cenário, a boa notícia é que o Gooseneck sem fio já está sendo lançado
Microfone com bom custo benefício em 2024.
O modelo Kadosh K622m que citamos anteriormente é a nossa aposta em qualidade aliada ao custo benefício. Este microfone conta com uma boa capacidade de transmissão e possui bastão intercambiado, ou seja, você pode remover a cápsula e adicionar outra de sua preferência, como, por exemplo, uma original Shure.
O modelo em si consegue atender bem às demandas, mas o fato dele ter um preço bem abaixo do mercado e ser personalizável, faz ser bem decisivo em nossa escolha.
O K622 é um microfone digital ideal para músicos que buscam uma cápsula mais moderna, porém, não querem investir tantas moedas no equipamento top de linha. O modelo também é bastante utilizado por pastores e em locais fechados. Além disso, ele conta com auto mute, uma tecnologia que entende que quando o microfone está deitado ou apoiado, ele deve ficar no mudo.
Há outros modelos interessantes além do K622m, como, por exemplo, o K622c. Ele é um micro headset com cápsula omnidirecional cardióide que não realiza a captação na parte lateral e fundos.
Conte com a Audio Prime
Escolher o microfone adequado pode ser algo muito desafiador, porém, você pode contar com o auxílio dos nossos mestres em áudio e não errar na escolha do seu equipamento. Clicando aqui, você será redirecionado automaticamente para o nosso WhatsApp.
Não compre com dúvida, fale com a gente e compre certo!