Caixas de embutir ou sobrepor? Escolha a caixa de som certa!
Toda caixa de som possui um único objetivo em comum: contribuir com a qualidade acústica do ambiente. Mas e na hora de escolher os modelos, vamos de caixas de embutir ou sobrepor? Cada modelo possui diferentes particularidades, e você vai conhecê-las no blog de hoje!
Se você era do time que achava que a diferença dessas duas belezinhas era apenas a parte estética, se enganou! Na hora de montar o nosso sistema de som é muito importante entender dois pontos:
1. As particularidades de cada caixa;
2. O que você está disposto (a), para conseguir um resultado X acústico desejado, e essa questão pode estar relacionada a orçamento, estética e etc.
Caixa de embutir X Caixa de Sobrepor
Já que as diferenças da caixa de embutir e sobrepor vão além da estética, vamos entendê-las mais a fundo.
Caixa de Embutir
Geralmente são instaladas em forros que possuem gesso e ficam camufladas no ambiente, preservando a decoração mais minimalista. É imprescindível que na sua instalação todos os seus pontos de fixação (que podem variar de quatro a seis) estejam bem firmes. Esse tipo de caixa deve ter ao menos 1 metro de forro em todos os seus lados, um bom desempenho, que se beneficia do reflexo no teto (pois o som bate lá e volta).
As caixas de embutir são bastante conhecidas por terem dificuldade em reproduzir frequências graves/baixas, é por isso a importância de realizar um estudo acústico da amplificação do seu ambiente e analisar a arquitetura da sua casa junto às tecnologias das caixas que chegam ao mercado, fazendo com que a qualidade de som seja agradável e que você não perca a estética que busca.
Vantagem da Caixa de Embutir:
- Design mais delicado e minimalista;
- Diversos tamanhos e formatos;
- Quando instalada corretamente, pode sim, apresentar uma boa entrega sonora.
Desvantagem da Caixa de Embutir:
- Necessita um estudo de amplificação para controlar a qualidade das frequências graves.
- Instalação mais “difícil”;
- Indicado apenas para ambientes internos.
Opções e características de caixas de som de embutir
As caixas de som de embutir também são conhecidas como “arandelas”, mas cuidado para não confundir com as famosas luminárias de jardins, hein! O uso desse tipo de caixa é mais recomendado para ambientes menores e fechados, como lojas e escritórios. Assim, é possível optar por menos potência e mais pressão sonora, o que contribui com uma melhor entrega acústica. Ou seja, nesses casos recomendamos caixas com potências que variam entre 5W RMS e 25W RMS. Porém, se o ambiente for maior ou mais amplo, se possui pé-direito ou algo neste sentido, precisamos colocar um pouco mais de potência para que o áudio não fique tão disperso, ou então nem chegue aonde queremos. Sendo assim, em ambientes com 100 m², por exemplo, recomendamos somente as caixas acima de 10W RMS de potência. Já que é uma caixa muito indicada para quem não abre mão de um design bacana, vamos ter aqui formatos para todos os gostos: quadrado, redondo, retangular etc. Lembrando, que o ideal é conversar com especialista e ver a quantidade ideal de caixas e a distância adequada entre elas para garantir que você tenha um som legal.
Caixa de som de Sobrepor
Se assemelha a caixa acústica que fica mais “exposta” no ambiente, trata-se de um modelo mais fácil de controlar o desempenho, pois não necessita tanto do ambiente externo para uma boa entrega. Pode ser fixada em lugares mais distintos e apresentar um bom desempenho de toda a maneira.
A caixa de sobrepor é um equipamento mais versátil, você verá ela sendo utilizada tanto em ambientes internos quanto externos, um modelo bastante presente em diversos projetos de som.
Vantagens da caixa de sobrepor:
- São equipamentos indicados tanto para parte interna e externa; podem ser dutadas ou seladas, protegendo o equipamento contra água e poeira.
- Instalação mais simplificada.
Desvantagem da caixa de sobrepor:
Para os arquitetos, não combina muito com o design mais clean/minimalista, por ser um pouco mais “robusta”.
Opções e características de caixas de som de Sobrepor
É um tipo de caixa de som que geralmente vamos encontrar em pares ou em mais unidades. Além disso, possui um modelo conhecido como “Outdoor”, que são resistentes a sol e chuva. Contam também com um sistema diferente chamado Back Box, onde sua saída é pela parte traseira, deixando a parte da frente “fechada”. Isso faz com que seu design fique mais Slim e que emita o som de maneira mais adequada.
Mas afinal, qual das duas escolho para o meu projeto?
Falando de som ambiente, a caixa de sobrepor tem característica de reproduzir mais faixas de frequências, e projeção sonora (direcional).
Embutir não tem caixa de ressonância própria (utiliza do espaço acima do forro para isso). E o objetivo no projeto é uniformidade sonora no ambiente.
Essa resposta depende de qual o seu objetivo. Você quer uma qualidade acústica 100% custe o que custar? Quer ter uma qualidade de som melhor, mas sem interferir na sua decoração? Qual foi o orçamento que você definiu para trabalhar no seu projeto de som?
Sabemos que são muitos questionamentos, mas é muito importante fazer essas perguntas para si mesmo, além de claro, conversar com especialistas em som. Você pode chamar um dos nossos mestres em áudio e vídeo clicando aqui.
Uma dica bônus que vale ouro: uma das peças fundamentais para um bom funcionamento do seu setup não está apenas relacionado no modelo de caixas escolhidas e sim em uma instalação realizada por profissionais capacitados.
Leia também: caixa de som para jet ski: modelos, compatibilidade e muito mais!