Você já percebeu que em determinados momentos o som da sua TV sai super alto e você tem até que baixar o volume e, de repente fica muito baixo e tem que aumentar de novo? Hoje vamos te explicar como acabar com isso e ter um som de qualidade gastando pouco, afinal, melhorar o som da sua TV pode ser mais simples do que você imagina.
Por que o som da TV não é suficiente?
A maioria dos consumidores relatam que é desgastante ter que realizar o ajuste de volume da TV durante um filme ou série. Isso acontece porque o som dos televisores em geral destacam os efeitos e trilhas sonoras e diminuem a entrega entre os diálogos e detalhes acústicos como passos e respiração. Isso acontece por conta de alguns fatores:
• A TV possui som mono, e isso significa que todos os canais de áudio passam por uma única via;
• Dentro da TV existem caixas acústicas, porém, elas não são capazes de reproduzir graves e agudos com qualidade, é por isso que só o som que vem da TV não consegue entregar uma boa experiência;
• Os alto-falantes internos não performam tão bem devido ao pequeno espaço, afinal as televisões estão cada vez mais finas, e isso dificulta ainda mais.
Como melhorar o som da TV
Existem várias maneiras em que é possível dar um upgrade no som da sua TV, e contornar esse problema de falta de performance que elas apresentam, e hoje vamos focar em 3 opções práticas e com excelente custo-benefício.
1. Amplificador “invisível” + caixas de embutir
Além de ser uma opção prática, não vai interferir no design da sua sala. Os amplificadores invisíveis são bem pequenos a largura (maior medida) atinge aproximadamente uns 20cm.
É comum realizar a instalação do amplificador dentro do forro, por isso é conhecido como amplificador invisível.
O Amplificador da Frahm RD BT Ceiling é uma opção que se adequa perfeitamente para esse tipo de uso. Esse modelo possui 40W RMS, é um amplificador digital estéreo que permite conexão com até 4 caixas de som, ou seja, já dá para melhorar e muito a qualidade do áudio da sua TV.
As caixas de som de embutir já são conhecidas pela sutileza e discrição, além disso, se futuramente você desejar migrar para um sistema Home Theater poderá integrá-las no setup.
Nesse caso, o modelo que indicamos é a caixa da JBL CI6S PLUS, ela é um modelo que não causa distorções sonoras, possui excelentes alto-falantes e crossover de qualidade, têm a capacidade de reproduzir as faixas sonoras com muita fidelidade apresentando detalhes nítidos e som de qualidade.
2. Amplificador de parede “all-in-one”
O termo “all-in-one” faz referência a sua múltipla funcionalidade, já que ele reúne várias funções de áudio (a amplificação propriamente dita, ajuste de tonalidade, e muito mais).
Esse modelo possibilita a instalação na parede, normalmente em caixas 4x2 – tradicionalmente, utilizadas para a instalação de interruptores – e conectado à TV tanto via cabo óptico (Toslink) ou P2.
A DB Series desenvolveu um modelo muito interessante, o Amplificador de Parede Db Wall, além de funcional ele é touch, muito elegante e discreto.
3. Utilizar um subwoofer
O subwoofer é um equipamento capaz de fazer com que os graves ganhem mais destaque, o que consequentemente proporciona mais imersão e qualidade para o áudio. Conecte este dispositivo na TV e ele enviará o sinal de áudio para as caixas de som.
Você pode utilizar o Subwoofer Passivo da Taramps, ele é um modelo robusto que foi projetado para uma reprodução precisa das baixas frequências, garantindo a potência e clareza do som.
Posso conectar caixa de som direto na TV?
Depende. A primeira análise que você deve fazer é confirmar se a sua caixa de som é ativa ou passiva.
• As caixas de som ativas já possui amplificador interno, porém, em alguns casos, você irá precisar de um conversor digital (DAC) para realizar a conexão;
• Já as caixas passivas precisam obrigatoriamente de um amplificador externo para conseguir ser conectada em uma TV.
Dicas para ter mais qualidade no som da TV
Lembrando que há medidas simples que te ajudam a melhorar o som da TV, como por exemplo:
• Ajuste de equalização: Ele pode ser realizado diretamente nas configurações do televisor ou até mesmo no aplicativo da marca. Vale dar uma olhada no manual e entender como o seu modelo se comporta e ajustar de acordo com a sua preferência.
• Posicionamento adequado das caixas de som: não adianta conectar as caixas de som em sua TV e não distribuí-las de maneira estratégica. Evite deixar as caixas muito próximas, dê preferência para a parte frontal e lateral. Se optar pelas caixas de embutir, escolha as anguladas e respeite a altura (caso tenha pé direito nós não recomendamos).
Está cansado do som fraco da sua TV e quer imersão total sem gastar uma fortuna? Fale com nosso time e solicite um orçamento personalizado, pensado especialmente para o seu ambiente. Nossa equipe vai entender suas necessidades e apresentar a solução de áudio ideal, sem compromisso.
Melhore o som da sua TV economizando
Agora que você já sabe como dar aquele upgrade no som da sua TV, aproveite e faça isso economizando! Aplique o nosso cupom BLOGAP no seu carrinho e ganhe um desconto especial ao final da sua compra.