Botão do Whatsapp
Dicas

Qual a potência ideal para caixas de som?

Publicado em 23.12.2024 |
Visualizações
174 visualizações

Sabia que escolher corretamente a potência para caixas de som te faz economizar? Além disso, você garante maior segurança na performance dos equipamentos no seu projeto.

Ao começar um projeto de sonorização, essa é uma das primeiras dúvidas que podem surgir, afinal, qual é a potência ideal para caixas de som? Talvez você pense: "quanto maior a potência, melhor!" Mas será que é assim que funciona na prática? No post de hoje, vamos te ensinar como acertar a potência ideal das caixas no seu sistema de som. 

O que é a potência das caixas de som?

Quando falamos de caixas de som, a potência é basicamente a capacidade do equipamento em atingir determinado volume e também algumas frequências. A unidade de medida da potência de um equipamento é em Watts, que nos diz o quanto de energia esse equipamento está consumindo, ou seja, quanto maior a potência, maior será o consumo de eletricidade e também a "força" do dispositivo. 

O que quer dizer potência RMS? 

Ainda falando sobre potência, costumamos ver, por exemplo, "100W RMS"  na descrição. Mas o que significa essa sigla? Em português, RMS significa "Raiz Média Quadrada", que é a maneira que se mede a potência contínua que a caixa alcança sem distorcer o som ou perder a qualidade. Por essa razão, a potência RMS deve sempre ser levada em consideração, pois é ela quem irá definir a boa performance da potência que o seu equipamento carrega. 

Qual a diferença entre potência RMS e potência de pico? 

Diferente da potência RMS, a potência de pico é super variável e pontual. Em determinadas frequências, a potência de pico pode se elevar por um curto período. Isso acontece geralmente em momentos que exigem mais graves, onde é necessário maior potência, porém, a mesma não se sustenta para não haver distorção no som. 

Potências maiores podem aumentar a impedância da caixa de som? 

A impedância é representada em Ohms nas características das caixas de som. Através da impedância, sabemos o quão resistente é o equipamento em relação à corrente elétrica. O aumento da impedância não se dá pela potência do equipamento, mas sim por fatores como componentes do dispositivo. Porém, vale ressaltar que uma caixa de som com impedância muito baixa, conectada a um amplificador inadequado, pode causar excesso de esforços e danificar o equipamento. E devemos estar atentos a situação inversa também, onde o excesso de impedância pode fazer com que o som não chegue da maneira desejada. 

Por essa razão, recomendamos sempre verificar a compatibilidade das caixas de som com o amplificador, evitando qualquer chance de danificar o equipamento ou não obter o resultado desejado. 

Como descobrir a potência ideal para o seu ambiente? 

Alta potência não significa alto desempenho. É totalmente errado relacionar qualidade com potência. Inclusive, a potência em excesso pode distorcer o som e desqualificar o seu projeto. 

Então como saber a potência ideal para o seu projeto? Projetar um sistema de som é uma engenharia, buscar por profissionais que saibam aplicar o conhecimento teórico e prático te auxilia a não errar nessa etapa. Porém, existem alguns fatores que podem te ajudar a entender melhor o que considerar durante a sua escolha. Confira! 

1. Avalie o seu espaço
O tamanho pode exigir uma maior distribuição (quantidade de caixas), espaços com muitos ruídos externos ou pé direito muito alto exigem maior potência das caixas de som. É fundamental conversar com um especialista em áudio e realizar uma avaliação do seu espaço. 

2. Defina qual tipo de som deseja
Esse é um dos primeiros pontos que deve estar bem definido antes de iniciar o seu projeto. Qual o seu objetivo? Ter um som profissional? Apenas um som residencial ou comercial? Faça esse questionamento e busque por equipamentos que se adequem a essa realidade. 

3. Volume
Quais tipos de sons serão reproduzidos com essas caixas e em qual volume e tempo você pretende deixar o som ligado? Esse fator pode passar despercebido muitas vezes, porém é essencial, visto que algumas caixas quando ligadas por muito tempo em volume máximo podem ser danificadas. 

4. Acústica
Faça uma análise entre as superfícies duras que podem refletir o som, elas farão que você necessite de mais potência. Observe se há muitos objetos que podem absorver o som, como cortinas, sofás e tapetes, neste caso, você pode optar por caixas com potência menor (se for muito absorvente, o ideal é mesclar entre caixas com potência baixa e potências maiores). Certifique-se de que o ambiente é ou não propício a causar ecos e reverberações, caso seja, utilize caixas de menor potência. 

5. Número de pessoas
O espaço onde o som está sendo projetado irá ter muitas pessoas circulando? Pois quanto mais cheio o ambiente, mais potência será necessária.

Estes são apenas 5 de muitos outros fatores que irão te ajudar a realizar a escolha certa das caixas de som para o seu sistema.

Como calcular a potência ideal para caixas de som? 

De modo geral, podemos dizer que caixas de som até 60W são para sonorização de ambientes residenciais com baixa intensidade sonora ou para criar um som ambiente mais discreto. 

Já caixas de som entre 80W e 120W são para quem busca um som mais potente e encorpado, atendendo a expectativas sonoras maiores.

Na Audio Prime, utilizamos uma metodologia própria para calcular a potência ideal para cada projeto. Desenvolvemos uma fórmula que considera as características únicas do ambiente:

Fórmula:
Potência = (3 ÷ Multiplicador Audio Prime) x Parâmetro de Ruído do Ambiente Audio Prime
Multiplicador Audio Prime: varia de acordo com a altura do pé-direito.
Parâmetro de Ruído do Ambiente Audio Prime: ajusta a potência necessária com base no nível de ruído característico do local.

Deixe o cálculo do seu projeto de som com especialistas! 

Acertar a potência ideal das suas caixas de som garante maior eficiência e economia no seu projeto. Clique aqui e fale agora com um de nossos mestres em áudio para te auxiliar no cálculo correto da potência ideal para as suas caixas de som.