Botão do Whatsapp
Dicas

Como escolher uma caixa de som?

Publicado em 07.10.2024 |
Visualizações
247 visualizações

Vai iniciar ou dar um upgrade no seu projeto de áudio e não sabe qual caixa de som escolher? Acompanhe esse post para tirar as suas dúvidas e economizar na escolha.

Se realizarmos uma busca rápida no Google por caixas de som, encontraremos uma infinidade de modelos. E como saber a função de cada caixa de som? Qual a potência mais indicada? Caixas de embutir ou de sobrepor? Iremos abordar todos estes questionamentos abaixo!

Alinhe a sua expectativa com o seu projeto

Essa é sem dúvidas a principal dica para escolher uma caixa de som. Há modelos com excelente qualidade e potência que podem ter um desempenho diferente dependendo do projeto, da instalação e outros fatores técnicos.

Para ilustrar, pense na sonorização de uma balada X igreja. São projetos totalmente distintos que necessitam de soluções sonoras específicas. Logo, demandam tipos de caixas de som diferentes.

Pense agora num supermercado. Esse tipo de sonorização não exige muito das caixas de som, que não precisam ser as mais avançadas do mercado, pois o áudio utilizado em supermercados é mais brando e discreto.

Por conta disso, a escolha das caixas de som não possui uma receita pronta, mas existe uma fórmula que te faz chegar na escolha assertiva com mais facilidade, e ela é: (ambiente + expectativa).

Essas duas características serão divisores de águas na escolha da sua caixa. Aplicando essa "fórmula" é possível filtrar com mais facilidade quais modelos e recursos que você realmente precisa. Afinal, cada caixa possui uma particularidade e conhecê-las muda tudo no seu projeto.

Principais tipos de caixa de som

como escolher uma caixa de som

Para darmos início às dicas de como escolher uma caixa de som, separamos as caixas de som de diferentes modelos. Vamos entender cada um:

Caixas ativas e passivas
São caixas com alta versatilidade, podem ser utilizadas tanto na sua casa quanto para uma linha/objetivo mais profissional.

Caixa de embutir
Há duas vertentes que devem ser analisadas ao escolher uma caixa de som de embutir. A primeira é que são caixas minimalistas e que não vão sobrecarregar o ambiente onde estão instaladas. A segunda é que devem ser instaladas corretamente, afinal, estamos falando de um modelo que será fixo. Mesmo sendo um modelo de embutir, continuam sendo caixas potentes e podem inclusive serem utilizadas em sistemas home theaters, projetos residenciais ou comerciais.

Caixa Bookshelf
São modelos bem compactos que ornam com o ambiente de instalação. São geralmente utilizadas como caixas complementares no sistema Home Theater.

Caixa central
O nome já aponta a sua função. A posição dessa caixa sempre será central, geralmente logo abaixo da televisão. Ela é responsável pelo som dos diálogos em um sistema de Home Theater.

Caixa Torre
São caixas mais altas e que possuem mais de um alto-falante (na maioria dos casos). Costumam ser utilizadas no Home Theater, principalmente para executar a função surround do sistema.

Caixa de sobrepor
Ao contrário das caixas de embutir, as caixas de sobrepor dispensam furos, tem uma instalação mais simples e entregam ótimos graves e qualidade sonora. Costumam ser utilizadas em projetos de som ambiente.

Qual a melhor potência para caixas de som?

Talvez você tenha lido o post rapidamente para chegar nessa parte, e o que vamos falar abaixo fará toda a diferença na sua escolha.

Avaliar apenas a potência na hora de adquirir uma caixa de som pode ser um grande erro.

Você sabia que 2 caixas diferentes com a mesma potência RMS podem apresentar diferença no desempenho? Apesar de poucas pessoas falarem sobre isso, avaliar a matéria-prima, tecnologia e falante da caixa de som é tão importante quanto a potência.

Aqui na Audio Prime oferecemos um serviço de consultoria para você entender melhor o conceito e desempenho de cada equipamento do seu projeto. Além disso, te auxiliamos na escolha adequada de acordo com o ambiente de instalação das suas caixas de som. Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas clicando aqui.

Caixas Coaxial X Caixa Full Range

como escolher uma caixa de som full range ou coaxial

A diferença entre estes dois tipos de caixas precisa estar bem clara durante a sua escolha. Mas para que você entenda melhor como funciona cada uma delas, você precisa antes compreender o que é o espectro de frequência.

Se você já é da casa, em algum momento já observou quando falamos sobre a importância da distribuição correta das frequências altas e baixas; esse espectro funciona como uma régua de ondas sonoras. Nele é possível observar os níveis do agudo ao mais grave. E no mundo sonoro sabemos o quanto isso faz diferença. Para que o som tenha qualidade é importante que ele seja limpo e com as frequências bem definidas, tornando o áudio mais claro com alta qualidade.

As Caixas Coaxiais possuem saídas de graves e agudos separados. Essa função é excelente para quem não abre mão da clareza acústica, principalmente se for usar no Home Theater.

Os modelos de caixas Full Range juntam em um único falante as saídas graves e agudas, ou seja, elas se misturam. Mas isso é ruim? Para sistemas Home Theater que exigem mais clareza, talvez. Mas quando falamos de um ambiente que necessita de um som mais suave, os modelos Full Range são uma boa escolha.

O que considerar antes de comprar uma caixa de som?

Tamanho e potência: claro que a potência ainda possui grande influência quando o assunto é som. Em espaços maiores é necessário maior potência para que haja um preenchimento legal do ambiente..

Uso interno ou externo: As caixas externas possuem grau de proteção IP65 ou IP66 e isso significa resistência contra chuva, umidade, variação na temperatura e poeiras. Porém, se a sua área a ser sonorizada for interna, não é necessário se preocupar em relação a esse tipo de proteção.

Finalidade: pense qual tipo de áudio será transmitido na caixa de som: séries, músicas, conexão com microfone, som ambiente, enfim. Cada finalidade pode te levar para um tipo de caixa de som com características mais específicas e assim você consegue afunilar cada vez mais o seu leque de possibilidades.

Quantidade: busque a orientação de um profissional para não errar na quantidade de caixas de som para o seu ambiente. Caso contrário, pode acontecer de você comprar uma excelente caixa de som, mas não alcançar o resultado esperado por conta da quantidade e distribuição das caixas que podem estar erradas.

Acústica do ambiente: gostamos de sempre reforçar que a acústica muda muito na sua escolha. Um local com pé direito, por exemplo, irá necessitar de alto-falantes maiores. Já espaços menores, menos caixas e falantes menores. Até mesmo os espaços que possuem superfícies como vidro, concreto e azulejo devem ser avaliadas, pois há bastante reflexo de som nesses ambientes, podendo gerar ecos.

Design: a qualidade de som é importantíssima, mas não podemos ignorar o design na hora da escolha de caixas. É possível casar a estética do ambiente com o design das caixas para obter um resultado ainda melhor. Para isso, caixas de embutir normalmente são as escolhidas.

Material: Já que potência não é tudo, certifique-se sobre o material das caixas e como elas se comportam. Existem caixas de madeira, plástico, com acabamentos diferentes e tudo isso pode refletir na qualidade de entrega da sua caixa de som.

Bateria: Caso pense em utilizar caixas portáteis ou soundbars com Bluetooth, busque por um modelo que tenha além de boas configurações, uma boa bateria, que vá te entregar horas de som se necessário.

Compatibilidade: Principalmente se o seu projeto for maior, com mais variedades de equipamentos, pense nele como um ecossistema, onde é importante que tudo se conecte e flua bem.

A escolha correta da sua caixa de som te faz economizar

Sim, escolher corretamente as suas caixas de som além de trazer um excelente resultado pode te fazer economizar muito!

Não adianta você ter as caixas mais tops do mercado e querer usar só para quebrar o silêncio do seu dia a dia. Assim como não adianta querer utilizar os mesmos equipamentos de uma sala com pé direito duplo em uma sala mais baixa, como vimos anteriormente.

O importante é entender que existe uma caixa de som ideal para cada tipo de projeto alinhado com a expectativa do consumidor.

Fale com os nossos mestres em áudio

Não erre na escolha. Se você quer ajudar para escolher quais são os modelos mais indicados para o seu projeto, clique aqui e seja redirecionado para o WhatsApp dos nossos especialistas em áudio.

E se esse post te esclareceu todas as dúvidas e agora é só comprar a sua caixa de som, aproveite o nosso cupom BLOGAP para economizar em nossa loja online.