Botão do Whatsapp
Dicas

Como configurar a Alexa no amplificador?

Publicado em 13.08.2024 |
Visualizações
398 visualizações

As assistentes virtuais estão cada vez mais em alta. Esse tipo de dispositivo proporciona mais praticidade na execução de diversas atividades do dia a dia. Aprenda a configurar a Alexa no amplificador da maneira correta otimizando o seu sistema de som.

Assistentes virtuais evoluíram de tarefas simples para serem essenciais na automação residencial. Imagine agora essa tecnologia integrada ao seu sistema de som! No blog de hoje, você vai descobrir como aproveitar ao máximo seu sistema, dando um upgrade com esse tipo de dispositivo inteligente.

Alexa é compatível com o sistema de som ambiente?

Sim. É possível conectar/parear a Alexa em qualquer amplificador que possua Bluetooth. Inclusive em modelos de embutir (teto ou parede). Independentemente se o seu amplificador é analógico ou digital, se o mesmo possuir a função Bluetooth já é o suficiente para realizar a integração com assistentes como Alexa ou Google Assistente.

Claro que alguns modelos de amplificadores possuem uma tecnologia própria para realizar esse tipo de integração, o que facilita bastante na instalação e também na performance. É justamente o caso dos dois modelos que separamos abaixo para você conhecer:

Amplificador AAT PMR-13 G3

como conectar a alexa no amplificador pmr 13 g3

A geração 3 dos amplificadores da AAT (9, 10, 11, 12 e 13) são considerados os mais completos e recomendados em instalações multiroom (tanto residenciais quanto corporativas). Explicaremos ao longo do blog de hoje a importância dos amplificadores digitais na integração da Alexa no seu sistema de som. O modelo PMR-13 conta com um amplificador classe D, alta potência, 160w RMS ou 320w RMS por zona.

Principais características 

Potência: 600w RMS
Canais: 4

Conexão de Entrada:

• 1 Entrada óptica ou coaxial

• 4 Entradas analógicas

• 1 Streamer Wi-Fi com Airplay

Amplificador Frahm FMR 4 Multiroom 8 Canais 4 Zonas 640w RMS

como conectar a alexa no amplificador fmr 4 frahm

O modelo multiroom da Frahm proporciona uma instalação super descomplicada, alta potência (160w por canal) e maior praticidade no seu dia a dia com o sistema de som. O FMR 4 é fluido, inteligente e digital, características que facilitam (e muito) a integração da Alexa no seu sistema de som.

Principais características 

Potência: 800w

Canais: 8

Conexões: WIFI 2.4G / LAN

Como conectar a Alexa no amplificador? 

como conectar a alexa no amplificador

Se você comprou uma Alexa e não sabe por onde começar a configurá-la no seu sistema de som, esse tutorial é para você! Siga o passo a passo abaixo para conectar a sua Alexa no seu amplificador.

1. Ative a sua assistente 

O primeiro passo é destravar a Alexa com qualquer comando do dia a dia, você pode, por exemplo, pedir para que ela toque alguma música de sua preferência no Spotify. 

Em seguida você irá notar que as luzes da Alexa irão acender e que ela responderá ao comando de voz.

2. Configure no aplicativo

Quando a música começar a tocar, você irá abrir o aplicativo da Alexa (disponível para Android e IOS), selecionar a música e clicar na opção "Conexões Bluetooth". 

Nos próximos instantes aparecerá uma tela de carregamento no seu dispositivo, onde um equipamento irá parear com o outro. 

ATENÇÃO: Lembre-se de deixar o outro equipamento com o Bluetooth ligado para que seja possível realizar a conexão.

3. Parear Dispositivos

Poucos segundos após o passo anterior, na sua tela irá aparecer um ou mais endereços de dispositivos com Bluetooth ligado próximo a você. Selecione o endereço que deseja para que em seguida a conexão aconteça de maneira totalmente automática.

E o que acontece depois? 

Assim que você realizar a conexão via Bluetooth, perceberá que o som não sairá mais do dispositivo (Alexa), e sim nas caixas de som já conectadas no amplificador. O que significa que a Alexa já está devidamente configurada no sistema de som.

Como controlar o volume no sistema de som através da Alexa? 

Na Alexa é possível realizar o ajuste de volume manualmente através dos botões inseridos no seu dispositivo ou até mesmo solicitar pelo comando de voz. Vale lembrar que essas ações podem ser tranquilamente realizadas também através do aplicativo da Alexa.

A segunda maneira de realizar o ajuste do volume é através do próprio amplificador. Para isso você deve deixar os ambientes em um determinado volume e solicitar para a Alexa via comando de voz que realize esse ajuste.

Ambos modos possuem uma alta resposta, o equipamento entende rapidamente o comando solicitado e o executa.

Posso controlar mais zonas de áudio com a Alexa? 

Essa dúvida surge rapidamente quando você possui um amplificador com mais canais. O primeiro ponto que você deve observar além da quantidade de canais do seu amplificador são as entradas, muitos modelos possuem vários canais com entrada compartilhada, sendo possível conectar apenas 1 Alexa no Bluetooth do equipamento, ou seja, este único dispositivo atua nos ambientes configurados, consequentemente irá ser o mesmo áudio e ajustes de som em todos os ambientes. 

Existe sim, a possibilidade de conectar mais Alexa's no seu dispositivo, inclusive, existem algumas maneiras de fazer com que isso seja possível, e vamos te ensinar abaixo:

Conectar por Cabo

Alguns modelos antigos da Alexa possuem cabo P2 (comumente utilizado em fones de ouvido), cuja entrada funciona muito bem no amplificador, então basta você conectar a Alexa diretamente no dispositivo. 

Utilize um receptor Bluetooth 

Caso você já tenha esse equipamento ou pretenda adquirir, saiba que ele é uma excelente opção para realizar esse tipo de conexão. O receptor deve ser conectado no auxiliar 2 e consequentemente conectado à Alexa via Bluetooth no receptor. 

Confira a configuração do seu amplificador

Alguns modelos de amplificadores atualmente já possuem mais de um Bluetooth, se o seu amplificador for um desses modelos, você pode conectar uma Alexa por Bluetooth.

Como gerenciar um ecossistema de Alexa's no sistema de som? 

Ao conectar todas as suas assistentes virtuais é hora de realizar o gerenciamento de todas elas. No aplicativo você pode criar um grupo com todos os dispositivos conectados, inclusive, de mais amplificadores. Dessa maneira você terá um controle multiroom. 

Se você possui mais de um amplificador no seu sistema de som e deseja realizar a última opção que citamos acima, é importante ressaltar as chances de "delay" que podem ocorrer, porém, há diversos ajustes que um profissional qualificado pode lhe auxiliar para corrigir esse tipo de situação. Outro ponto que vale ser mencionado é utilizar amplificadores digitais. Os analógicos são de excelente qualidade, porém, não facilitam tanto quando o assunto é integração.

Vantagem da Alexa no seu sistema de som

Ao conectar uma Alexa em um amplificador analógico em apenas um ambiente você automaticamente está transformando (positivamente) todo o seu equipamento. Visto que você não terá mais apenas a opção do Bluetooth, e sim a opção de Wi-Fi e comando de voz que traz mais modernidade e praticidade no seu equipamento. Além disso, você tem mais liberdade por não estar preso ao Bluetooth, ou seja, pode se locomover longe do equipamento que não irá desconectar e também atender chamadas tranquilidade pois não irá cortar e nem reproduzir nas caixas de som. 

A nossa equipe de mestres em áudio está disponível para que você receba todo o suporte necessário na escolha de um Amplificador ideal para conectar à sua Alexa. É só clicar aqui e ser redirecionado para uma conversa no WhatsApp.