Você ainda fica carregando uma caixa de som de um lado para o outro na área externa? Então, chegou a hora de você trazer mais qualidade e praticidade para momentos de lazer com um sistema de som ambiente adequado.
Quando sonorizamos um espaço externo, automaticamente estamos expandindo a capacidade desse ambiente em gerar mais conforto, harmonia e funcionalidade. No post de hoje iremos te contar sobre quais equipamentos você irá precisar e como realizar uma instalação segura para sonorizar uma área externa, então fica com a gente e não perca nenhum detalhe.
Por que devo sonorizar minha área externa?
Ter um sistema de som específico para isso gera mais praticidade no sentido de que tudo estará sempre pronto para você usar.
Afinal, sonorizar uma área externa não é simplesmente instalar uma caixa de som.
Com um sistema adequado você não se preocupa se a caixa vai estar ou não carregada, onde que vai posicionar e às vezes até lembrar como configurar ela, pois estará tudo lá, pronto para você usufruir (e com uma qualidade muito superior).
Vantagens de sonorizar espaços externos
• Som ampliado: Um sistema de som ambiente pode ser dividido em zonas, ou seja, você pode ter mais de um ponto de áudio.
Na área externa, você pode personalizar o som para a área Gourmet e a piscina, por exemplo, deixando o ambiente integrado e na mesma vibe.
Também é possível deixar mais personalizado, executando mídias distintas nos espaços (futebol na churrasqueira e música na piscina). A verdade é que além de ser algo bacana, são equipamentos que irão agregar no espaço, trazendo vida, personalidade e mais praticidade, principalmente se você curte um bom som.
• Versatilidade: é possível montar o seu sistema de som ambiente tanto com caixas de embutir, quanto caixas de sobrepor. É bem comum, projetos com caixas de embutir na área da churrasqueira para ficar mais discreto (essas caixas também podem ser utilizadas somente em áreas internas), e caixas de sobrepor posicionadas de maneira estratégica, por vezes, até imperceptível, mesmo sendo caixas com mais presença.
• Valoriza o seu imóvel: por isso sempre falamos, o sistema de som não é um custo, e sim, um investimento! Você projeta na sua própria casa um espaço de lazer do seu jeito, onde pode ser utilizado em momentos mais intimistas quanto em festas maiores. Tudo isso projetado especificamente para aquele espaço. É uma verdadeira prova de autonomia e conforto!
Desafios x Soluções para a sonorização de área externa
Sonorizar uma área aberta pode ser desafiador no sentido que você deve levar em consideração os seguintes pontos como:
• Condições climáticas: o vento e chuva são pontos de atenção importantes. A boa notícia é que muitos equipamentos já preveem essa questão e possuem resistência e tecnologia para contornar esse tipo de situação.
• Dispersão sonora: em uma área aberta, não há paredes para reflexão do som, e também pode haver ruídos externos, sensação de “som abafado” pois o áudio que sai do alto-falante está percorrendo em várias direções. Apesar de não ser possível ter total controle quanto a isso, a quantidade, posição e modelo das caixas de som utilizadas podem fazer uma excelente correção quanto a dispersão sonora.
Como posicionar as caixas de som na área externa
Vimos anteriormente, que a má distribuição pode ser um grande obstáculo para a sonorização externa mas que há formas de contornarmos essa situação.
Você pode começar seguindo as seguintes dicas:
• Invista em quantidade de caixas: em áreas abertas, é mais viável ter um número maior de caixas com menos potência do que menos caixas com mais potência. Isso porque através de mais quantidade você garante uma maior distribuição e evita deixar zonas mortas/esquecidas.
• Ângulos e alturas: evite inclinar as caixas para cima, dessa maneira o som irá "se perder" com mais facilidade, mantenha-as inclinadas para baixo (caso estejam altas) e em uma altura máxima de 2,5 metros. Se você estiver utilizando algum modelo Garden, que fica no chão, aí sim, (se possível) você pode inclinar a caixa em um ângulo direcionado aos ouvintes.
• Distância entre as caixas: o ideal é optar sempre pela maior distribuição possível, porém, não é recomendado deixar as caixas tão afastadas, então busque por uma distância média entre 4 a 6 metros.
Exemplo prático: caso você possua uma área gourmet com um jardim, é possível instalar duas caixas de som de embutir CI6S da JBL na área de convivência e outras duas no jardim pode ser um modelo outdoor como a Frahm HS6. Como estamos falando de caixas de embutir + sobrepor e 2 ambientes separados, indicamos o Amplificador Frahm Slim 4100 com 2 canais.
(Esses e outros equipamentos para sonorizar a área externa você encontra em nosso site. Utilize o cupom BLOGAP para garantir um desconto especial ao final da sua compra.)
Se a área externa for maior e conter piscina, você pode acrescentar outra caixa próximo a piscina respeitando uma distância de pelo menos 4 metros da caixa que está no jardim.
Equipamentos ideais para sonorização externa
• Produtos certificados: Caixas com grau de proteção podem te ajudar na escolha do dispositivo mais resistente, principalmente em casos de chuva ou área próxima da piscina. Acompanhe abaixo uma tabela demonstrativa dos principais medidores:
(considere o primeiro numeral = proteção contra sólidos e o segundo numeral = proteção contra líquidos).

• Caixa de embutir: devem ser instaladas apenas na área coberta, como espaços gourmet, pois não recebem proteção contra líquidos.
• Caixas outdoor: São modelos de sobrepor ideais para instalação em área externa pois possuem grau de proteção contra poeira e jatos de água, dessa maneira o equipamento pode ficar exposto à chuva e também próximo a piscina sem sofrer danos.
• Caixas seladas e caixas dutadas: as caixas seladas são ideais para um som mais moderado e com graves mais secos. Já as caixas dutadas são modelos com mais "punch" e vão dar aquela sensação de preenchimento através dos graves mais intensos.
• Subwoofer: se você não abre mãos de graves potentes o subwoofer é um equipamento que te ajuda nessa entrega. Mas lembre-se de buscar por modelos projetados para a área externa (outdoor).
• Cabos e conectores: para sonorização de área externa o ideal é utilizar cabos específicos, com bom isolamento e alta condutividade, como por exemplo, os de cobre estanhados.
Como realizar a instalação e manutenção de maneira adequada
Uma vez que o seu projeto já foi definido e os equipamentos adquiridos, chegou a principal parte do projeto: a instalação, afinal, se não bem executada nem o melhor equipamento irá performar de maneira adequada.
• Proteja os cabos: em nenhuma hipótese deixe os fios expostos, você pode utilizar conduítes e eletrodutos recomendados para instalações de áreas externas.
• Cuidado com emendas: caso necessário realizar emendas no seu cabeamento lembre-se de utilizar bons conectores e uma boa vedação contra umidade, o que além de garantir a proteção do equipamento garante também o seu bom funcionamento.
• Aterramento e proteção elétrica: você pode realizar a instalação de um condicionador de energia para proteger os equipamentos contra intempéries.
• Manutenção preventiva: os cabos e conectores são produtos que devem receber toda a sua atenção, revise-os periodicamente, mantenhas caixas sempre limpas (mesmo que ela tenha proteção contra poeira), os mini grãos de sujeira podem entupir a saída de som e deixar ele com uma característica mais abafada.
Aqui na Audio Prime, realizamos com frequência, diversos tipos de sonorização para área externa, o que garante aos nossos clientes mais segurança e confiança no projeto. Se você quer montar um projeto ideal para a sua casa fale agora com um dos nossos especialistas e receba a melhor recomendação para o seu ambiente.








