Som ambiente para Lojas
Imagine entrar em uma loja e ser imediatamente envolvido por uma melodia suave que não só relaxa a mente, mas também convida a explorar cada canto do ambiente. Esta não é apenas uma cena imaginária, mas uma estratégia de marketing sensorial muito utilizada quando falamos de som ambiente para lojas.
Você sabia que o som ambiente não é apenas um fundo musical? Pois é... aquela música que você ouve quando entra em uma loja ou em um shopping é uma ferramenta poderosa que pode aumentar as vendas, melhorar a experiência do cliente e criar uma identidade de marca única.
Mas você sabe o que é necessário para ter um bom esquema de som ambiente em sua loja? Se não, está no lugar certo! Neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como você pode usar a estratégia do som ambiente para impulsionar as suas vendas e garantir o sucesso do seu negócio.
Por que montar um som ambiente para lojas?
O som ambiente vai além de simplesmente colocar uma música para tocar em uma loja. Na realidade, ele cria uma atmosfera convidativa, que influencia diretamente a experiência de compra do cliente.
Estudos apontam que a música certa pode aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja e influenciar positivamente as suas decisões de compra. Além disso, o som adequado e bem planejado ajuda a reforçar a identidade da marca, tornando a loja um local memorável e agradável.
Investir em um som ambiente para a sua loja é algo que tem um custo relativamente baixo frente aos benefícios que podem ser alcançados. No entanto, não se trata de simplesmente adquirir algumas caixas de som... é preciso todo um planejamento e cuidado na hora de montar o esquema de som, como vamos explorar no tópico a seguir.
Como planejar um som ambiente para lojas?
O planejamento de uma estratégia de sonorização para ambientes requer atenção aos detalhes e algum conhecimento técnico sobre o assunto. Nesse sentido, é importante buscar a ajuda de profissionais especializados em som ambiente, como a equipe da Audio Prime.
Ao planejar um sistema de som ambiente para a sua loja, você deve considerar não apenas a escolha das músicas, mas também a tecnologia e a estratégia por trás dessa implementação. Por isso, a seguir vamos explorar alguns desses aspectos essenciais.
1. Análise dos ambientes
Em lojas com múltiplos ambientes ou subdivisão por departamentos, a decisão de sonorizar todos ou apenas alguns deles deve fazer parte da estratégia. Por exemplo: uma loja de departamentos pode ter um som mais tranquilo na área de vestuário e uma música mais animada na seção de eletrônicos.
2. Seleção de equipamentos
Existem alguns equipamentos no mercado que permitem tocar músicas diferentes em canais separados. Dessa forma, você consegue tocar um som em um departamento da loja e outro completamente diferente no departamento ao lado.
Contudo, é importante ter cuidado para que o som de um ambiente não entre em conflito com o de outro. Um bom planejamento do local de instalação dos equipamentos pode contribuir para evitar esse problema.
3. Controle de volume e acústica
Como visto ainda a pouco, há casos em que você pode querer que músicas diferentes toquem em cada setor ou departamento de sua loja. No entanto, como fazer para que esses sons não entrem em conflito?
Aqui, é importante investir em um bom planejamento acústico e em sistemas de som que permitam um controle preciso do volume. Dessa forma, é possível manter o ambiente agradável e garantir que o cliente perceba uma transição ao passar de um setor para o outro.
4. Aspectos legais e de licenciamento
As obras musicais são protegidas por leis de direitos autorais e, por isso, em muitos casos é preciso se atentar ao licenciamento de música quando for reproduzi-las em ambientes comerciais. Caso você deixe de observar esse detalhe, pode sofrer multas ou ter que pagar indenizações aos artistas.
No entanto, hoje em dia é possível firmar parcerias com serviços de streaming de música, que oferecem soluções para espaços comerciais. Essa pode ser uma solução prática e dentro da legalidade para que você possa reproduzir músicas de artistas variados sem infringir nenhuma lei de direitos autorais.
5. Acompanhamento de tendências
Por fim, mantenha-se atualizado com as últimas tendências e inovações em som ambiente para lojas. Hoje em dia, sistemas que permitem personalização e interatividade, como playlists ajustáveis via aplicativo, estão se tornando populares e podem trazer uma vantagem competitiva para o seu estabelecimento.
Um planejamento cuidadoso atrelado a uma atenção especial aos detalhes pode fazer com que um sistema de som ambiente transforme significativamente a experiencia de compra. Assim, seus clientes podem se sentir mais envolvidos e propensos a retornar no futuro.
Escolhendo equipamentos de som ambiente para lojas
Uma das partes mais importantes da etapa de planejamento é a escolha dos equipamentos de som ambiente para lojas. Aqui, é preciso investir em produtos que ofereçam um som de qualidade, mas que também se encaixem na expectativa de orçamento para esse projeto.
A boa notícia é que o mercado de som ambiente atualmente oferece opções para todos os gostos e bolsos. Na Audio Prime, você encontra produtos de marcas variadas e em diferentes faixas de preço.
Começando pelo amplificador, que é o primeiro passo para a montagem de um sistema de som ambiente, temos opções como o modelo Frahm RD BT Ceiling Amplifier Bluetooth®, que possui um custo acessível e oferece um som de altíssima qualidade.
Já no que tange às caixas de som, temos opções de embutir e de sobrepor, que são compatíveis com todo tipo de projeto de sonorização. A Caixa Acústica Ambience Line 4 Hayonik, por exemplo, é uma opção com um excelente custo-benefício para quem deseja montar um sistema de som ambiente barato, mas de alta qualidade.
No entanto, se você procura por caixas de som de embutir com som de alta fidelidade e pode gastar um pouco mais em seu projeto, pode investir no Kit 4.0 Canais AAT 4X NQ6-M100. Esse kit conta com 4 caixas com alto-falantes fabricados com cone IMPP (Injection Molded Polypropylene), o que torna a estrutura mais rígida e que proporciona um som mais natural e com excelente conforto auditivo.
Por fim, se quiser oferecer a seus clientes um áudio mais imersivo, pode investir em um subwoofer. Esse tipo de dispositivo aumenta a profundidade dos graves, melhorando significativamente o som reproduzido. Um exemplo com excelente custo-benefício é o Subwoofer Ativo Frahm RD SW 10 150W RMS, que você também encontra na Audio Prime.
Conclusão
Ao longo deste artigo, você viu como a inserção da estratégia de som ambiente para lojas pode transformar a experiência de seus clientes e aumentar as suas vendas. Esperamos que as dicas trazidas aqui tenham sido úteis e possam contribuir no sucesso do seu negócio.
Agora, caso você ainda tenha dúvidas sobre como começar o seu projeto de som ambiente ou precise de uma orientação profissional sobre o assunto, aproveite para entrar em contato com a equipe da Audio Prime.
Os nossos especialistas em áudio podem te ajudar a montar o sistema de som ambiente perfeito para a sua loja ou a analisar o seu projeto e sugerir melhorias. A nossa equipe também está à sua disposição para indicar quais os produtos mais adequados para a sua loja, de acordo com o seu projeto.
Então, não perca essa oportunidade e deixe a Audio Prime transformar a sua experiência de sonorização em vantagem competitiva. Estamos esperando o seu contato!