Botão do Whatsapp
Análises e Comparativos

Woofer, Midrange e Tweeter: Qual a diferença?

Publicado em 10.06.2025 |
Visualizações
18 visualizações

As caixas de som funcionam através dos seus 3 principais drivers, que são o woofer, midrange e tweeter. No blog de hoje, vamos te explicar quais são as diferenças entre eles e como funcionam na prática.

Quando você entende a diferença dos drivers e como cada um deles atua no equipamento, fica mais fácil dimensionar a melhor caixa de som para o seu sistema.

O desempenho final de uma caixa de som vai além da sua potência. Os seus componentes precisam ser de qualidade e estar conforme a realidade do projeto.

Entenda como funciona uma caixa de som

As caixas de som são responsáveis pela conversão do sinal elétrico nas ondas sonoras que conhecemos. Mas esse processo só acontece por meio de uma composição específica dos diferentes tipos de alto-falantes que fazem parte dela. No dia a dia, você vai chamar esses alto-falantes de drivers. 

Eles são os responsáveis por atuar diretamente na composição das faixas de frequências, tornando o som claro, com qualidade e imersão.

E é sobre o desempenho de cada drive que vamos falar hoje, saber como identificar e a função que cada um desempenha na caixa de som. Vamos adentrar na anatomia desse tipo de equipamento e entender a sua importância no resultado final do projeto de som.

Tweeter 

Esse driver é o responsável pela reprodução das frequências altas, mais conhecidas como agudos. Esse tipo de frequência é a que dá vida aos detalhes sonoros de instrumentos e aos diálogos. Nas fichas técnicas, podemos observar que o seu tamanho varia entre 1 polegada ou menos. O tweeter alcança as faixas sonoras com muita precisão por meio de um campo magnético fixo que opera coordenadamente com uma bobina móvel, convertendo vibrações nos sons agudos que conhecemos.

Midrange

Já o midrange fica responsável pelas frequências médias, aquelas que são as mais perceptíveis ao ouvido humano (500Hz e 5000Hz). Ele também trabalha com vibrações, porém, como é um driver de médio alcance, ele se enquadra na maioria das faixas de som.

Sem esse componente, a clareza vocal sairia totalmente abafada e distorcida. Além disso, ele atua como uma espécie de ponte entre o Tweeter e o Woofer, proporcionando mais equilíbrio e suavidade nas transições sonoras. 

Woofer

O woofer é o componente responsável pelos graves, aquelas frequências mais profundas e encorpadas entre 20 Hz e 500 Hz. Esse tipo de frequência é bastante valorizada em efeitos sonoros, baterias e batidas eletrônicas.

Em termos de tamanho, ele é o maior alto-falante de uma caixa de som. Sabe aquele cone que conseguimos ver na caixa fazendo o movimento de pulsar? Esse é o woofer. Ele realiza esse movimento no ar para gerar mais profundidade; por essa razão, o woofer é o driver principal quando o assunto é imersão.

Como o tweeter, o woofer e o midrange trabalham juntos?

Vimos anteriormente que cada driver é responsável por uma faixa de frequência. E para que o som alcance o espectro de frequências necessárias (que é 20HZ a 20.000Hz), os drives trabalham juntos simultaneamente realizando essa divisão de desempenho.

Resumindo, o woofer irá trazer o impacto e imersão exigidos, o midrange a clareza e a naturalidade e o tweeter irá realçar os detalhes dos sons. Os três elementos que fazem das caixas de som equipamentos tão eficientes.

Monte o seu sistema de som com facilidade

Está na dúvida de como escolher a melhor caixa de som ou como montar seu sistema de áudio e vídeo? Receba recomendações diretamente dos especialistas em áudio da Audio Prime. Clique aqui e fale com a nossa equipe pelo WhatsApp.

É técnico e busca aprender mais? Conheça a Audio Prime Academy e a Audio Prime Distribuidora.

Ganhe descontos na compra dos seus equipamentos

Aqui na Audio Prime, você ganha um desconto especial na compra de qualquer equipamento em nosso site, é só inserir o cupom BLOGAP ao final da sua compra e aproveitar!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.