Teste e Comparação Large ou Small - Como Configurar Caixa de Som
Quer saber como configurar caixa de som em large ou small? Então vem com a gente saber tudo sobre o assunto agora!
Hoje a Audio Prime vem responder a mais uma dúvida recorrente de seus clientes: como configurar caixa de som, large ou small? Se essa também é a sua pergunta, vem com a gente desmistificar alguns conceitos sobre o assunto!
Como configurar caixa de som do home theater
Antes de mais nada, é importante entender que a diferença entre large e small se refere ao corte de frequência que vai para caixa. O ouvido humano ouve entre 20 Hz a 20 Khz, mas é muito difícil - e caro - produzir caixas de som com frequência muito baixa. Por outro lado, o próprio tipo de construção da caixa (embutida, bookshelf, torre, satélite, etc.) pode não permitir que se consiga chegar a uma frequência muito baixa de áudio. Então, de acordo com a Yamaha, por exemplo, as caixas de som large são aquelas cujos alto-falantes são maiores do que 6” 1/4, enquanto que as small são aquelas cujo alto-falante é menor que essa medida, ou seja, 16 cm de diâmetro. Os receivers já trazem um setup predefinido para cada tipo de caixa de som, não só como uma forma de compensar essa diferença aos ouvidos humanos, mas também permitindo que o usuário tenha como configurar caixa de som de acordo com seu gosto pessoal. No setup dos receivers da Yamaha, inclusive, já há uma opção de crossover que informa a partir de qual frequência o áudio está sendo enviado para a caixa de som.
Configurar caixas de som de home theater de embutir é mais simples
Agora, quando a dúvida é como configurar caixa de som do home theater de embutir é bem simples: basta fazer o setup como small. Nesse caso você já estará prevenindo uma vibração excessiva no teto ou no gesso que possa interferir na qualidade do som. Isso acontece porque a caixa de som de embutir tem algumas características que fazem com que o início da faixa de frequência já não seja muito grave, então basta definir como small.
Como fica na prática
Na prática, no teste de hoje a Audio Prime vai usar um receiver Yamaha 585, um par de caixas torres ligadas em apenas dois canais (L e R) com a amplificação desligada e o subwoofer também desligado, de forma a evidenciar a diferença entre o setup como small ou large. Com a marcação do crossover em 80 Hz, a diferença é bem perceptível ao mudar entre um modo e outro. Afinal, quando a configuração está como small, estamos dizendo para as caixas só tocarem o que está acima da frequência determinada no crossover, jogando todos os graves para o subwoofer. Essa, então, é a melhor forma de como configurar caixa de som do home theater de embutir ou satélite, potencializado a qualidade do áudio. No momento em que a configuração é definida como large, o sistema entende que não precisa mais de crossover e envia tudo para a caixa de som, dando o que chamamos de full band pass. Assim, a caixa de som recebe de 20 Hz a 20 Khz, mas é preciso que seja um equipamento robusto para entregar um som de qualidade. Essa diferença fica ainda mais destacada se você fizer o mesmo teste colocando o crossover em 200 Hz, por exemplo. Por isso, é muito importante que o setup seja feito de acordo com o tipo, seja na forma de como configurar caixa de som no pc ou no home theater. Agora que você já sabe como configurar caixa de som em large ou small, o que mais gostaria de ver por aqui? Deixe a sua sugestão para o próximo conteúdo e não esquece de entrar em contato com a gente por WhatsApp se precisa ajuda para montar seu home theater!