Review Caixa de Som Torre JBL Stage A180 para Home Theater
Descubra tudo sobre o novo modelo de caixa de som torre da JBL, a Stage A180, e veja porque essa é uma ótima escolha para o seu home theater!
Você que acompanha a Audio Prime sabe que para nós, especialistas, a caixa de som torre é a que apresenta o som mais puro e potente. Então se esse é o modelo que você está procurando para o seu home theater, nós hoje vamos trazer para você o review da caixa de som torre JBL Stage A180. Então vem com a gente descobrir tudo sobre essa novidade da JBL e conhecer de perto essa caixa de som torre potente para incrementar seu home theater!
Como é a caixa de som torre JBL Stage A180
Essa caixa de som torre JBL ainda tem pouco estoque no Brasil, então nós tivemos que esperar encaixar em um projeto e experimentar para poder fazer esse review. Por isso, a Audio Prime estava ansiosa para fazer o review desse equipamento e não é à toa: a caixa de som torre JBL Stage A 180 é um modelo floor standing com 1 metro de altura, caprichada nos detalhes.
-
Design
De cara a gente já adianta que essa caixa de som torre JBL tem uma presença impressionante, sendo extremamente bem acabada, da tela, às curvas e ao alto-falante, tudo foi pensando com muito estilo e bom gosto. Os pés de apoio, por exemplo, chamam bastante a atenção, que têm ainda a opção de serem de borracha ou como spikes, que diminuem a superfície de contato e, consequentemente, a vibração, conferindo mais pureza na transmissão do som. Então com certeza esse design já é um diferencial estético que agrega valor ao home theater. Outra característica de design que chama atenção nessa caixa de som torre é a possibilidade de variar entre um visual mais sóbrio e sofisticado com a colocação da tela frontal ou mais agressivo, para quem, como nós da Audio Prime, gosta de visualizar os componentes da caixa.
-
Traseira
Na traseira da caixa de som torre é possível ver a opção de trabalhar com a caixa bicablada ou bi amplificada, assim como perceber o perfeito acabamento do anel de ligação do canal do tweeter com o canal dos dois woofers de 6,5”. Por outro lado, as duas portas de saída da sintonização Rear-Firing com tecnologia Bass-Reflex trazem um grave muito mais envolvente, digno até de caixas de 8”.
-
Sensibilidade e desempenho
Já a potência admissível de 20 W a 225 W faz com que se comporte muito bem com qualquer receiver. A instalação teste da Audio Prime, por exemplo, foi feita com um Yamaha 585, um equipamento que tem metade da potência admissível que a caixa de som torre JBL aceita e o desempenho foi realmente muito bom. A sensibilidade da JBL Stage A180 é de 90 db. Isso é interessante porque a gente sabe que quanto maior a sensibilidade de uma caixa de som, menos potência é necessária entregar para a caixa ter seu melhor desempenho. Além disso, essa caixa de som torre tem uma impedância de 6 Ohms – e quanto menor a impedância, menor a resistência eletroacústica para fazer a transmissão de potência com o receiver ou amplificador. O tweeter, de alumínio, por sinal, tem 1” e é bom, embora não chegue a ser excelente, oferecendo um bom desempenho na distinção das frequências médias e agudas.
Conclusão
De um modo geral, os pouco mais de 17 Kg de peso por torre indica que foram usados materiais de boa qualidade na sua produção. Para quem tem dificuldade em escolher a melhor caixa de som torre profissional ou para uso residencial no home theater, a JBL Stage A180 é uma ótima opção. A caixa é modelo barato, entrando com a linha Stage em um nicho anteriormente ocupado pela linha Studio, mas trazendo para o mercado o que há de melhor em ambas. Além disso, a nova tecnologia dos alto-falantes está realmente entregando um ótimo som, chegando a concorrer frente a frente com caixas de som que são mais caras. E aí, o que achou da nova caixa de som torre JBL Stage A180? Quer saber mais, ficou interessado em ter o seu home theater? Conta para a gente a sua opinião e manda um WhatsApp se quiser ajuda para montar o seu som ambiente ou cinema em casa!