Receiver para som ambiente: como e quando utilizar?
Receiver para som ambiente é mesmo necessário? Descubra quando e por que usar e como substituir para reduzir custos garantindo a qualidade do som!
Nós sempre falamos aqui que o receiver é o “cérebro” do home theater. Mas será que o receiver para som ambiente também é tão necessário? Essa é uma dúvida comum, já que uma das características do aparelho é justamente o processamento de imagens, além do áudio. O que na maioria das vezes não é preciso nos projetos de som ambiente, podendo ser substituído por um amplificador.
Por isso, não é preciso ter um receiver para ter um som ambiente de qualidade. A menos que haja o desejo de inserir uma TV nesse contexto, como um home theater. Aí sim, o receiver para som ambiente poderá entregar mais qualidade em um projeto com estas características. Veja por quê!
O que é receiver para som ambiente?
Antes de mais nada é preciso entender o que é receiver. Assim como o amplificador, o receiver recebe todos os sinais de áudio. Codificando, processando, amplificando e distribuindo o som de acordo com cada sinal e as necessidades do projeto.
Qual a utilidade de um receiver?
Ambos reúnem todos os equipamentos do sistema, mas, diferentemente do amplificador, além do som, o receiver também processa o sinal de vídeo. Por isso, o receiver é fundamental nos projetos de home theater. Mas é completamente dispensável nos esquemas de sonorização sem necessidade de vídeo. Nestes casos, o receiver para som ambiente acaba sendo subutilizado. Além de ser um equipamento geralmente bem mais caro do que um amplificador.
Como funciona o som ambiente?
O som ambiente pode ser projetado para sonorizar um ou mais ambientes (multiroom), distribuindo o som de diversas fontes. Assim, é possível ouvir um único conteúdo (zona B, expansão do som principal) ou conteúdos diferentes (zona 2, áudios diferentes simultaneamente) em qualquer ambiente. Dessa forma, o som ambiente residencial oferece uma experiência sonora de qualidade, combinando receiver ou amplificador a caixas alto-falantes.
Ambos os aparelhos podem ser encontrados com zona B ou zona 2. Há excelentes amplificadores com sistema multiroom que chegam a 12 canais, atendendo a projetos de sonorização bastante variados.
Quando usar um receiver para som ambiente?
No entanto, o som ambiente para casa também pode ser acrescido de TV, assim como um home theater. De forma que o usuário tenha acesso a conteúdo audiovisual em um ou mais ambientes. Nestes casos, é possível, ainda que não fundamental, ter um receiver para som ambiente. Já que é o aparelho que também processa o vídeo além do áudio.
De uma forma geral, um bom amplificador é o equipamento mais recomendado. Inclusive com modelos que permitem a integração com a TV. Isso significa que só há necessidade de receiver para som ambiente se a pessoa quiser usufruir do melhor processamento de imagem e áudio Ghostwriter. Ou se existir necessidade de leituras de Codec e interpretação de dados mais avançados.
Qual o melhor receiver para som ambiente?
Da mesma forma que o receiver para home theater, a escolha do receiver para som ambiente depende da expectativa do usuário e do projeto de sonorização. Há vários modelos no mercado, alguns até com uma potência muito superior à necessária. O que apenas gera custo extra com provável subutilização do equipamento.
Mercado tem excelentes opções de amplificadores
Por outro lado, há excelentes amplificadores no mercado, com ampla variedade de modelos que atendem aos mais variados projetos. O Amplificador Frahm RD HDMI TV Amplifier é versátil, com alto desempenho e compacto. Podendo ser discretamente colocado atrás da TV, por exemplo. Entre seus diferenciais estão o HDMI ARC, o Bluetooth 5.0 e o controle remoto RF.
O Amplificador De Parede Frahm RD Wall Branco é outra boa opção para quem gosta de discrição. São 2 canais de 30W RMS de potência cada para conectar até conectar até 4 caixas de som de 8 ohms. E é perfeito para sonorizar ambientes como salas, área gourmet, quartos e home office. Para quem quer que o som ambiente apareça o mínimo possível, aliás, o Kit Invisível Bluetooth AAT - Amplificador BTA-1 V4.0 + 2 Arandelas 6,5" Quadradas NQ6-M100 é uma ótima pedida para qualquer ambiente.
O amplificador foi projetado para ficar escondido no forro, junto às caixas de som, permanecendo praticamente invisível. Já o processamento digital garante potência com baixa distorção, sendo uma solução prática e de boa qualidade.
Escondido no gesso, reduz a quantidade de fios da sua instalação, além de se conectar ao smartphone de forma prática e segura. Já para quem quer um sistema de som ambiente multiroom, o Amplificador AAT PMR-4 Multizona 8 Canais 400W RMS - Bivolt é perfeito. Além dos 8 canais que podem operar simultaneamente, o aparelho é ideal para automação residencial.
Conheça a consultoria Audio Prime
Na Audio Prime você encontra as melhores marcas de receivers para home theater e amplificadores para som ambiente. Além de toda uma linha de caixas de som e acessórios para os mais diversos projetos. Na dúvida sobre qual aparelho escolher, não perca tempo: traga seu projeto ou ideia de som ambiente para os especialistas da Audio Prime e conte com uma consultoria completa!