Não sabe quantas caixas de som instalar no seu projeto? Então acompanhe esse post até o final que vamos te dar as melhores dicas para você aprender a calcular a quantidade de equipamentos ideal.
Ao iniciar um projeto de áudio é necessário ter atenção com uma série de fatores que se conectam desde a escolha do amplificador, a potência, quantidade de canais, quantos cabos passar por caixa, posicionamento e principalmente quantas caixas instalar para ter um bom resultado sonoro.
4 fatores que determinam a quantidade ideal de caixas de som no seu projeto
Escolher a quantidade ideal de caixas de som é uma das etapas mais importantes, afinal, essa definição é fundamental para que o áudio tenha uma distribuição equilibrada, sem nenhum tipo de sobreposição, distorção ou até mesmo falta de potência. Confira os principais fatores que te direcionam para o cálculo ideal do seu projeto.
1.Tamanho do espaço
Apesar de todo projeto ter as suas particularidades, existem algumas regras relacionadas ao tamanho do espaço que nos ajudam a entender quantas caixas instalar por m² levando em consideração a sua expectativa sonora.
Alta performance e muita potência: 1 caixa a cada 9 a 12m².
Excelente desempenho: 1 caixa a cada 16 a 25m².
Projeto básico mais econômico: 1 caixa a cada 25 a 40m².
Vale lembrar que não é bem uma receita de bolo, e que também a altura do pé direito (que vamos falar mais a frente), também deve ser levada em consideração. Ter bem definido os espaços e ambientes que serão sonorizados é importante para que o cálculo seja certeiro para uma distribuição de áudio uniforme.
2.Finalidade do projeto
Conheça as particularidades do espaço da instalação. Vamos utilizar igrejas, academias e restaurantes como exemplos ao longo deste post. São 3 ambientes totalmente diferentes que distribuem o som de maneira distinta.
Caixas de som para igrejas: A igreja costuma ser um espaço amplo, com pé direito significativo e com muita reverberação. É um local com muito reflexo nas superfícies duras e muito eco.
Academia: É um espaço com som mais direto e com mais potência, e que chega de maneira mais clara no usuário, não costuma apresentar incidência de eco ou similares.
Restaurantes: Não é focado em potência sonora, o som é sempre utilizado em segundo plano, proporcionando conforto acústico para que as pessoas consigam conversar entre si.
Agora, pense no seu projeto e defina quais são as características dele. Pretende utilizar caixas de sobrepor ou embutir? Irá precisar de quantos canais? Prefere um som brando ou quer potência e imersão? Coloque isso no papel e adeque o seu projeto de maneira que todas as suas expectativas sejam atendidas.
3.Acústica do ambiente
É um tópico que complementa o item anterior, porém, com um olhar ainda mais profundo, onde é importante analisar o comportamento das paredes e forros como grandes influenciadores da definição do som.
As superfícies duras sempre refletem mais o som, o que causa as famosas reverberações e ecos, já materiais absorventes como tapetes e sofás são exemplos de soluções que podem ser utilizadas para contornar esse tipo de situação, a fim de melhorar a clareza acústica.
4.Equipamentos de som do seu projeto
Atente-se às restrições de impedância, potência e distribuição de frequência que pode haver entre subwoofers e amplificadores. É necessário tomar cuidado com a quantidade de caixas conectadas em cada canal do amplificador respeitando a carga da corrente que os demais amplificadores são capazes de receber. Se no seu projeto ter subwoofers, é necessário se atentar com a divisão de frequências, realizar o corte dos graves no subwoofer de maneira estratégica para que as frequências médias e os agudos fiquem com as demais caixas de som do projeto.
Esses 4 fatores deixam bem claro que cada projeto merece uma atenção singular, e caso você não tenha esse olhar voltado mais para parte técnica, é recomendável falar com um especialista em áudio para que seja feito uma análise do seu espaço e entender qual o seu objetivo.

Calculando a quantidade de caixas na prática
Para calcular a quantidade ideal de caixas de som, os 4 fatores que falamos acima já devem estar bem definidos para você. Mas agora vamos falar de exemplos aplicados na prática, considerando o tamanho e particularidades do ambiente.
Caixas de som para igrejas
(ex.:Igreja 300m² e pé direito duplo = 16 caixas de som).
Estamos falando de um projeto grande, é importante também levar em consideração que uma igreja desse porte pode comportar pelo menos 150 pessoas.
Como trata-se de um projeto com caixas bem distribuídas em um ambientes sujeito a reverberações, é interessante evitar o excesso de potência para que o som não fique muito distorcido, com excesso de graves e pouca clareza.
Caixas de som para academia
(ex.: Academia 275m² e pé direito de 2,5 metros = 12 caixas de som).
Nesse caso temos menos reflexo, e também, a questão de ser um ambiente que necessita de mais agitação, ou seja, a potência aqui é mais bem-vinda, lembrando sempre de realizar um posicionamento estratégico e também levar em consideração se o modelo da caixa é de embutir e sobrepor, visto que as caixas de sobrepor drenam mais energia, por utilizarem mais da sua própria acústica (principalmente se o espaço for muito aberto).
Caixas de som para restaurantes
(ex.: Restaurante 100m² com pé direito de 2,5 metros = 6 caixas de som).
Nos restaurantes as caixas de som podem ser com menos potência, visto que som é utilizado apenas para gerar um conforto no ambiente, não necessita de graves intensos, um bom posicionamento é o que conta muito, para garantir que o som chegue em todo o espaço.
Repare que nos 3 exemplos sempre utilizamos a composição das caixas em pares, dessa maneira facilita o casamento da impedância, então opte sempre por 2, 4, 8, 12 e 16 caixas de som.
É possível calcular a potência ideal das caixas de som?
Sempre comentamos aqui na Audio Prime, que nem sempre as caixas com maior potência são as mais indicadas para determinados projetos. Como vimos nos exemplos acima, a escolha da quantidade e principalmente a potência é muito dinâmica. Não podemos determinar em números sem avaliar o local e entender o seu objetivo com o projeto, então fuja de dicas pré-prontas, e pesquise a indicação de uso de cada caixa.
Qual melhor maneira de posicionar as caixas de som?
Mantenha sempre uma distância de 2 a 3 metros entre uma caixa e outra, o equipamento deve estar sempre posicionado para o público, ajuste os ângulos para que os mesmo evitem as superfícies duras, se possível.
Evite erros no seu projeto, procure um especialista em áudio
Caso o seu espaço não tenha se encaixado com nenhum dos exemplos que falamos acima, o ideal é falar diretamente com um especialista em áudio. Nossa equipe está preparada para calcular a quantidade de caixas e potência do seu projeto de forma personalizada. Clique aqui e agende a sua consulta com um especialista.