Você já deve ter se perguntado a função de um subwoofer, e se ele é obrigatório no sistema de som. Confira tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de equipamento antes de montar o seu setup.
Principais características de um subwoofer
O subwoofer é um equipamento que atua de maneira similar a um alto-falante, porém, ele atua especificamente na reprodução das altas frequências (frequências baixas), abaixo de 200Hz.
Quais são as principais características do subwoofer
Tamanho do Driver: Existem subwoofers de 6 a 18 polegadas, porém, os mais utilizados no mercado estão entre 8 e 12".
Potência: Ao analisar a ficha técnica desse equipamento você observa uma potência bem interessante, justamente por ele ser responsável por desempenhar os graves.
Robustez: O tamanho do gabinete também é algo bem característico no subwoofer. Isso porque a construção do gabinete é desenvolvida de maneira que minimize vibrações ou outros fatores externos indesejados.
Amplificação: existem subwoofers ativos e passivos, ainda que os mais recomendados e utilizados sejam os ativos. Esses modelos especificamente já possuem amplificadores internos, já os passivos necessitam Amplificação externa.
Controle personalizado: além de conseguir ajustar o volume, o subwoofer permite ajuste do corte no crossover, para que toda a integração do seu sistema de som esteja performando bem.
Frequências: o subwoofer projeta com excelência as frequências baixas que variam entre 20 Hz e 200 Hz no espectro de frequência.
O que é espectro de frequência?
No espectro de frequência, é possível visualizar linearmente as unidades de medidas das ondas sonoras. Como se fosse uma régua de frequências.
Como toda régua, o espectro começa pela frequência mais baixa de todas (subgraves) e vai até as frequências mais altas (agudo) de maneira crescente.
As características do subwoofer nos mostram claramente o seu desempenho no começo do espectro de frequência, onde o equipamento complementa os alto-falantes com um ajuste rico e refinado em graves.
Subwoofer e Woofer são a mesma coisa?
Esses nomes tão parecidos possuem alguma relação? É um nome variante para o mesmo produto?
Bom, o subwoofer e o Woofer não são a mesma coisa. Inclusive, a principal diferença entre os equipamentos é a projeção de cada tipo de frequência.
Como já abordamos ao longo deste blog, a especialidade do subwoofer é a reprodução de frequências baixas; já o Woofer é responsável pelos graves médios (como vimos na régua do espectro de frequências), porém, bem longe de executar os graves que o subwoofer processa.
Em alguns projetos, ambos podem trabalhar de maneira alinhada e complementar para garantir ainda mais graves claros na reprodução.
O subwoofer é obrigatório para Home Theater?
Se você tem ou pensa em montar o seu Home Theater e garantir uma experiência mais imersiva e maior qualidade, no mínimo você vai precisar de um sistema 5.1.
Esse sistema quer dizer que além do receiver, você no mínimo terá 5 caixas de som e 1 subwoofer.
Não tem como montar um sistema Home Theater sem o subwoofer. Impossível.
Quando falamos de um sistema imersivo, estamos apontando para uma qualidade sonora muito fiel e rica em detalhes. As caixas de som do seu sistema não vão atingir a reprodução das baixas frequências como o subwoofer consegue, por essa razão, o subwoofer é indispensável na composição do seu Home Theater.
É obrigatório usar um subwoofer no sistema de som ambiente?
Quando falamos de um espaço gourmet, piscina, churrasqueira ou qualquer outro ambiente que se enquadra no sistema de som ambiente, não há obrigatoriedade de utilizar um subwoofer (o que não significa que não seja preferível utilizar).
Separamos alguns motivos que explicam o porquê de os mestres em áudio da Audio Prime recomendarem o subwoofer para todo o tipo de sistema de som. Confira!
1. Desempenho
Um fato que não pode ser negado é que os subwoofers aperfeiçoam a qualidade de entrega sonora no sistema de som. A qualidade dos graves auxiliam muito em manter uma maior fidelidade acústica e proporcionar maior imersão.
2. Também é recomendado para ambientes amplos
Se o local onde o seu sistema de som estiver montado é muito amplo e você tem receio de perder a qualidade, o subwoofer é super recomendado. Esse tipo de equipamento proporciona mais segurança nessas situações justamente por preencher espaços vazios com os graves.
3.Seu estilo não abre mão dos graves
O tipo de áudio que você curte tem tudo a ver com o desempenho do seu sistema de som. Alguns gêneros musicais vão exigir melhor performance nas altas frequências e outras nas baixas. Se no seu Spotify toca bastantes músicas eletrônicas, por exemplo, um subwoofer faz toda a diferença na qualidade do som. O mesmo se aplica se você busca por mais imersão, seja em filmes ou jogos. É nítida a diferença do som quando o subwoofer está conectado ao receiver.
O subwoofer pode ser substituído por caixa de som?
Se o subwoofer é praticamente um alto-falante que vai reproduzir os graves, eu posso, por exemplo, substituí-lo por caixas de som altamente potentes, focadas no grave?
Não. A caixa de som é um equipamento tão específico quanto o subwoofer. Elas não conseguem exercer outras funções além da reprodução. Ou seja, se você conectar uma caixa deste tipo, ela irá reproduzir apenas os graves, ela esquece as demais frequências do espectro, que não são atingidas e fazem muita falta (principalmente se você gosta de música eletrônica e similares, como mencionado anteriormente).
Sem o subwoofer, você sente um som bem mais seco, com a Amplificação até que reduzida.
Por que usar subwoofer em todo sistema de som?
Apesar de o subwoofer ser obrigatório apenas no sistema de Home Theater, ele é capaz de elevar (e muito) a qualidade e potência do seu sistema de som, independente da finalidade do uso do seu projeto. Então, ainda que "não obrigatório" vale a pena ter um subwoofer no seu setup.
Conte com a Audio Prime para montar o seu sistema de som
A equipe Audio Prime é composta por profissionais altamente qualificados para atender à demanda do seu sistema de som. Clique aqui e seja direcionado para o nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre o subwoofer com os nossos mestres em áudio.