Botão do Whatsapp
Home Theater

Home Theater em salas pequenas, é possível?

Publicado em 14.10.2024 |
Visualizações
98 visualizações

Ao pensar em montar um sistema de som é comum começarmos a pensar primeiro no equipamento em si: quais caixas comprar, qual o melhor modelo e o que se encaixa melhor no orçamento. Mas e quanto ao espaço? Será que a instalação do Home Theater em salas pequenas é recomendada? Vem descobrir!

No geral, os imóveis estão diminuindo o padrão de tamanho, principalmente quando falamos de apartamentos. Mas isso não significa que todos os dias diversas pessoas com espaços pequenos não buscam por aprimorar o seu sistema de som convencional e dar aquele upgrade na qualidade sonora da sua casa.

Sabia que para realizar a instalação de Home Theater de acordo com o manual Dolby, há um tamanho e configurações específicas que devem ser respeitadas para assegurar uma boa experiência? Vamos aprofundar mais esse assunto!

O tamanho do ambiente influencia no desempenho de um Home Theater?

Com certeza. Ao pensar na instalação, o tamanho do ambiente não pode ser o último tópico a ser analisado. Aqui na Audio Prime falamos sempre o quanto o ambiente pode influenciar na qualidade do som e na escolha do equipamento mais adequado. Veja o que pode ocorrer caso o tamanho da área de instalação não seja bem dimensionada:

1. Alguns equipamentos podem não ser adequados para você. Ainda que o equipamento que você queira comprar seja o mais top de linha, ele pode não ser recomendado para o tamanho da sua sala. Isso acontece muito nos casos de salas que possuem pé direito duplo. Nesse caso o uso de caixas de embutir não costumam ser recomendadas, justamente pela propagação do som, que acaba se perdendo devido a distância.

2. Graves acumulados. Em espaços pequenos é necessário cuidar com as áreas com “ponto de pico”, que são essas onde geralmente o grave vai se acumular de maneira exagerada (mais perto da caixa de som), e os “pontos nulos” que é onde vai haver quase ausência dos graves. Por essa razão, indicamos especialistas em áudio para encontrar um ponto de equilíbrio na instalação do setup.

3. Má distribuição dos equipamentos. Quando o espaço é pequeno e os dispositivos são mal distribuídos, o desempenho do sistema pode ser seriamente comprometido. Problemas como reflexões indesejadas causadas por móveis ou paredes, ecos, ruídos e distorções sonoras são comuns. Além disso, pode resultar em excesso ou perda de graves, comprometendo a imersão do som. Para garantir a melhor performance, é essencial avaliar cada ambiente e ajustar a posição das caixas acústicas.

Você sabia que o seu forro pode influenciar na qualidade acústica do seu Home Theater?

Em alguns locais podemos encontrar forros angulados e abobadados, porém, os mais adequados são os forros reflexivos flat drywall, seja de gesso, madeira ou PVC, o importante é o teto da instalação ser reto.

Existe tamanho mínimo para instalação de Home Theater?

home theater em sala pequena

A instalação de um setup não é bem uma receita de bolo, porém, sim, há métricas estabelecidas do manual que indicam um tamanho mínimo seguro que garantem um bom funcionamento de um sistema 5.1.

O tamanho mínimo recomendado para a instalação de um Home Theater é de 3x3,5 metros, considerando um pé direito de 2,8 metros. Há salas pouco menores em que um especialista em som consegue enxergar a possibilidade de adequar um sistema de Home Theater, mas isso quando a variação entre estes tamanhos não é muita.

É importantíssimo que equipamentos estejam bem distribuídos e com a distância correta para que eles realmente desempenhem a sua função sem ocorrer ruídos ou misturas de efeitos sonoros em decorrência de um mau posicionamento das caixas de som.

Minha sala é pequena demais para Home Theater, o que eu faço?
Home Theater em salas pequenas é possível?

Quem tem sala pequena fica sem setup? Não. Para todo tipo de situação é possível pensar em soluções inteligentes que atendam a sua demanda da maneira mais eficaz possível. Apesar de não ser possível dar sequência na instalação de um Home Theater em salas menores, há outras maneiras de garantir que você tenha um som de qualidade!

1. Escolha um Sistema Stereo
O sistema Estéreo, assim como o Home Theater, necessita de uma boa configuração e caixas de som de qualidade. Para montar um sistema Estéreo você pode utilizar 1 par de caixas Bookshelf ou até mesmo 1 par de caixas torres. Uma dica que vamos te dar que faz total diferença nesse setup é incluir um subwoofer. Dessa maneira é possível equilibrar as frequências baixas. É como se você estivesse montando um Home Theater alternativo 2.1.

2. Invista em uma Soundbar

As famosas barras de som que são conectadas abaixo da TV são uma excelente opção para potencializar o som. Atualmente, existem modelos bastante modernos com vários amplificadores internos e caixa de som portátil acoplada. Nesse caso, o modelo pode ser utilizado atrás do sofá quando ele estiver próximo da parede. 

3. Móveis sob medida

Os móveis sob medida são bastante utilizados em imóveis menores, justamente pelo objetivo de aproveitar ao máximo o espaço. E isso pode se aplicar e te ajudar no seu sistema de som. Durante o processo de desenvolvimento, permita que o seu arquiteto e o instalador conversem entre si para que juntos, consigam desenvolver um projeto que leve em conta as medidas dos equipamentos, a distância necessária e até mesmo a folga entre os móveis que auxilia na prevenção de superaquecimento dos equipamentos.

Caso na sua sala não seja possível a instalação do Home Theater, reforçamos que nessa etapa você não abra mão do subwoofer e invista no sistema 2.1 ou até mesmo 3.1 que com certeza fará toda a diferença no seu sistema de som. 

Uma equipe especializada te ajuda a economizar!

Não só economizar, mas uma equipe de especialistas pode te auxiliar ao máximo para que você consiga atingir o objetivo esperado no seu sistema de som.

Caso você tenha dúvidas se a sua sala comporta ou não um sistema Home Theater,  e seja direcionado (a) para um dos nossos mestres em áudio para sanar todas as suas dúvidas.