Erros Comuns ao Montar um Home Theater (e Como Evitá-los)
Montar um sistema de som vai além de escolher bons equipamentos. Hoje vamos falar sobre os erros comuns ao montar um Home Theater, e quais são as melhores soluções e maneiras de garantir a proteção e bom funcionamento do seu setup.
O Home Theater é o sistema de som mais cobiçado por quem ama música e cinema. Consequentemente, é comum vermos muitas pessoas montando o seu próprio setup em casa sem pesquisar e conhecer como os equipamentos funcionam, errando os princípios básicos desse tipo de sistema.
O que acontece se montar o Home Theater errado?
A maioria dos erros que acontecem ao montar o Home Theater provém da falta de conhecimento técnico.
Separamos no blog de hoje os erros comuns ao montar um Home Theater e dicas com orientações básicas que vão te ajudar a planejar e instalar o seu projeto da maneira adequada.
1.Posicionamento Incorreto das Caixas Acústicas
As caixas de som não são instaladas em determinados locais aleatoriamente. Mas infelizmente há muitos "projetos" em que o posicionamento das caixas acústicas não é levado em consideração, causando distorções, desequilíbrio, sobreposições sonoras e também a perda da eficiência do equipamento.
Essa é uma tecla que batemos sempre aqui na Audio Prime, você precisa aprender como posicionar corretamente as caixas de som para a instalação de um Home Theater.
Resumidamente, leve em consideração as seguintes dicas:
Alinhamento da caixa central: O ideal é que ela esteja centralizada logo abaixo da TV ou do projetor e próximo à altura dos ouvidos.
Posição correta das caixas frontais: as caixas frontais são distribuídas na parte da frente do layout e nos dois lados (direito e esquerdo). É recomendado que esses tipos de caixas não sejam instaladas tão próximas à TV, mas não leve isso na extremidade, pois a parte de trás conta com outra caixa, e é sobre ela que vamos falar agora.
Surrounds: a regra é clara, as caixas responsáveis pelo efeito surround devem sempre ficar atrás do espectador. Elas são responsáveis pelos efeitos que geram proximidade e contribuem muito na imersão do Home Theater.
Subwoofer: é o equipamento chave de ouro para uma reprodução impecável dos graves, e também é um equipamento que pode te exigir mais flexibilidade. O ideal é testar várias posições e ver qual se adequa melhor com o seu objetivo. O ideal é você realmente testar e verificar o que melhor se adequa.
2.Usar Cabos Inadequados
Não dá mais para continuar errando na escolha dos cabos! Sabemos que montar um sistema Home Theater exige uma programação financeira e alinhamento dos objetivos justamente por exigir um certo investimento. Há diversas maneiras que você pode otimizar o seu setup e economizar, mas definitivamente utilizar cabos inadequados não é a melhor maneira de fazer isso, na verdade essa ação vai te levar a gastos ainda maiores.
Cabos de má qualidade além de comprometerem o sinal da transmissão de áudio, geram ruídos e podem danificar os demais equipamentos.
No dia a dia dos nossos especialistas em áudio estão os cabos da Encore que é uma marca referência. Além de um excelente padrão de qualidade, os cabos são conhecidos por possuírem conectores firmes e maior durabilidade.
3.Configurar Mal o Receiver
O Receiver é um dos principais equipamentos que compõem o sistema Home Theater. É nele inclusive, que você vai realizar as configurações do seu setup.
Uma das etapas dessas configurações é configurar o tamanho das caixas de som; é possível selecionar a opção “Large”, que significa grande, ou “Small” que significa pequena. Muitas pessoas acham que mesmo utilizando caixas acústicas pequenas e selecionando a opção “Large” vai conseguir mais potência, quando na verdade, está forçando os canais a reproduzir frequências as quais não foram projetadas para suportar.
Resumindo, você não conseguirá mais potência, irá distorcer a função da caixa e pode causar a queima do aparelho, então, respeite o tamanho das caixas de som na hora de configurar o receiver.
4. Misturar Equipamentos Incompatíveis
Outro erro comum é utilizar equipamentos que “não conversam entre si”. Se você quer garantir uma boa performance do seu sistema de som, não ignore as informações técnicas que orientam sobre o limite de impedância e potência.
Por exemplo, você não pode utilizar uma caixa de som 4 ohms em um receiver que trabalha com 8 ohms. O mesmo se aplica com a potência das caixas que excede a capacidade do amplificador.
Então se você quer evitar distorções ou até mesmo a queima dos seus equipamentos, fique sempre atento (a) a essas compatibilidades. E caso tenha dúvidas, busque sempre por um profissional de áudio que possa te dar as orientações corretas.
5.Negligenciar a Proteção do Sistema
A variação dos picos de energia é um dos principais fatores que causam a queima dos equipamentos eletrônicos. Apesar de não ser uma regra, nós recomendamos utilizar um condicionador de energia, que além de proteger contra esses surtos, também vai “limpar” a corrente elétrica e fazer chegar no seu sistema uma energia mais “pura”, preservando e aumentando a vida útil dos seus equipamentos.
Detalhes que fazem diferença e te fazem economizar
Percebeu que todos os erros comuns ao montar um Home Theater possuem soluções simples para serem evitados? Se você dar atenção aos manuais, pesquisar sobre o assunto e buscar a orientação de profissionais de áudio, não haverá erros no seu Home Theater.
Quer montar um cinema em casa?
A gente te ajuda a escolher os equipamentos certos e configurar tudo da melhor maneira! Fale com a nossa equipe técnica.
Aproveite o desconto em nosso site!
Ao final da sua compra insira o cupom BLOGAP e garanta um super desconto em qualquer item do seu pedido.