Como sonorizar 02 ou mais ambientes na minha casa?
Você sabia que é possível sonorizar até quatro ambientes na sua casa com um único amplificador de som? Essa integração, conforme os termos técnicos da área, é feita por meio de um amplificador que possui 1, 2 ou 4 zonas de áudio – que são as saídas responsáveis por ligar as caixas de som em cada ambiente. E por falar nisso, você já sabe como escolher as caixas de som? É preciso ficar atento ao tamanho do ambiente, a preferência sobre caixas de embutir ou de sobrepor, além de outros detalhes do projeto. Foi com base nesses questionamentos que montamos um passo a passo de como sonorizar 02 ou mais ambientes na sua casa!
Passo 01 – Quantos e quais ambientes sonorizar?
O primeiro passo a ser decidido é a quantidade de ambientes que você irá sonorizar. Dentre as opções residenciais com até quatro ambientes, geralmente é uma variação entre: Sala de estar, cozinha, churrasqueira e piscina Sala de jantar, espaço gourmet, piscina e sala de estar Suíte Master e banheira, quarto e closet Essas são apenas algumas ideias de locais, mas você pode sonorizar qualquer ambiente interno ou externo.
Passo 02 – Qual caixa de som usar para sonorizar 02 ou mais ambientes?
Com o número de ambientes escolhidos e também a identificação de quais serão esses ambientes, é preciso ter em mente qual caixa de som utilizar. Diante das diversas marcas disponíveis no mercado, o recomendado é utilizar todas as caixas de som do mesmo fabricante ou da mesma linha, para que o timbre entre elas não mude e não perca a qualidade do som.
Passo 03 – Caixa de som de embutir ou de sobrepor?
Para ambientes residenciais, sugerimos as caixas de embutir com mais de 50W de potência. Modelo como a Arandela CI6S da marca JBL é mais econômica. E também os modelos como Frahm 6CX 70W RMS e Arena 6iW que são as caixas de som mais populares. Já nas caixas de sobrepor, sugerimos a escolha dos produtos da linha AQ4 e AQ5 da Absolute em diante. Uma vez que as caixas com alto-falante de 4” ou 5” polegadas possuem menos grave. Se o ambiente for grande ou aberto, a preferência está na linha de caixas de som HS da Frahm, e Control 1 Pro da JBL.
Passo 04 – Qual é a quantidade de caixas de som ideal?
Como saber quantas caixas de som você vai precisar? Com a metragem de cada ambiente definido é basicamente seguir a regra: De 9 à 12m² são utilizadas 02 caixas de som De 25 à 50m² são utilizadas 04 caixas de som De 50 à 100m² são utilizadas 08 caixas de som É claro que cada projeto é diferente e dependendo se o ambiente for externo ou interno, pode haver uma mudança na quantidade de caixas. Uma outra dica é centralizar as caixas de som e fazer com que o ângulo da dispersão seja por volta dos 60 graus.
Passo 05 – Qual amplificador usar para sonorizar 02 ambientes ou mais?
Se você já sabe a quantidade de ambientes e caixas de som que vão ser utilizadas, fica mais fácil escolher o amplificador. Separamos os modelos disponíveis com uma breve descrição e finalidade: Amplificador para sonorizar 02 ambientes:
Amplificador Slim 2500
Possui dois canais com regulagem totalmente individual para cada ambiente e 160W RMS de potência, sendo 80W RMS em cada canal. Sua função multi-channel permite que os dois ambientes distintos toquem músicas diferentes. Recomenda-se a utilização de duas caixas por canal de no máximo 60W cada. As caixas de embutir ideais são as JBL CI6S e Frahm 6CX 70W RMS.
Amplificador Slim 3500
Para estéreo ou sonorização de dois ambientes com muita potência por conter dois canais de 120W RMS de potência cada. Neste modelo a música escolhida é a mesma que será tocada nos dois ambientes, porém você pode alterar o volume de forma independente em cada canal.
Amplificador Home Sense 320.4
Entrega 320W RMS de potência, distribuídos em 2 canais estéreos de 160W RMS (2x80W Rms @ 4 Ohms). Isso transforma a sala da sua casa em um cinema e áreas de festas em eventos de causar impacto.
Amplificador para sonorizar 04 ambientes:
Amplificador Slim 4500
Possui quatro canais de 120W RMS cada, com volume individual. Ideal para utilizar duas caixas de som em cada ambiente e com potência para tocar caixas de som maiores de 100W. Neste caso, de quatro ambientes, a recomendação é que a central de sibilização fique centralizada na residência.
Amplificador Home Sense 400.5 BT
Os 5 canais com amplificadores digitais (Classe D) e com impedância mínima de 4 ohms e 80W Rms, dão liberdade para o usuário montar seu sistema com diferentes tipos de caixas. Para esses amplificadores recomendamos a utilização de caixas de som de embutir na faixa de 100W de 8 ohms como as JBL Arena, LR-E100, 6CX 100W RMS e CI8S. Já as caixas de som de sobrepor pode ser a Control 1 Pro da JBL.
Receiver também pode ser usado para sonorizar ambientes
Quando falamos em sonorização ambiente ou como distribuir som ambiente geralmente pensamos em um amplificador. Isso acontece porque o equipamento é mais voltado para o áudio, enquanto o receiver já é necessário quando se trata de imagens. No entanto, há vários receiver para 2 ambientes que também podem ser utilizados, seja para um som ambiente para sala de estar, som ambiente para quarto ou qualquer outro espaço da casa, inclusive áreas externas. Contudo, é importante saber a diferença entre os equipamentos antes de fazer a aquisição.
Qual a utilidade de um receiver?
O receiver funciona tão bem quanto um amplificador se você quer saber como sonorizar e distribuir o som ambiente. Mas há uma diferença básica entre eles: o receiver processa imagens, o amplificador não. Ou seja, o receiver pode ser utilizado para som ambiente, mas o amplificador não pode ser usado no home theater porque ele não processa imagens. Isso significa que o receiver é o equivalente ao cérebro do sistema audiovisual, então se a ideia é ter um som ambiente para sala de estar que ofereça também imagem – como uma segunda zona de home theater – então o receiver é a melhor escolha. Mas digamos que a ideia é ter um som ambiente para quarto sem imagem, apenas a música tocando suavemente, para relaxar. Nesse caso, o sistema não requer tecnologia para processar vídeos, apenas áudio. Então o amplificador pode responder bem às suas expectativas. Isso é especialmente interessante saber na hora da aquisição. Se não há necessidade do processamento de imagens, não é preciso comprar um aparelho com essa tecnologia, que encarece o produto.
Qual melhor receiver para som ambiente?
Por outro lado, digamos que o projeto de som ambiente preveja um upgrade no futuro para a instalação de um home theater, ou seja, ter também imagem em um ou mais pontos da casa. Nesse caso, dependendo da disponibilidade de orçamento, é interessante já fazer o sistema com um receiver 2 ambientes. Com o receiver 2 zonas é possível ter o som expandido para outro cômodo e, dependendo do modelo e da quantidade de canais, com controle individual ou não da programação. Isso significa que um receiver 7.2 zona 2 pode, por exemplo, levar o mesmo som ou música e volume independentes para ambientes separados ou, com Zona B, manter apenas o controle independente do volume. Por isso, o melhor receiver para som ambiente vai depender do que você espera para o seu projeto. Mas não esqueça: quanto mais robusto for o receiver, melhor a entrega de áudio nas caixas de som. Conheça alguns dos melhores modelos de receivers 2 ambientes:
Receiver Onkyo 7.2 4K Dolby Atmos
Tem sete canais de energia de alta corrente que oferecem liberdade para escolher um layout de alto-falante adequado, com opção de Zona B (volume do áudio independente em outra sala). A Zona B é alimentada com áudio ou bi-amplificação de canal frontal e as saídas podem acionar alto-falantes estéreo em outra sala com uma configuração de 5.2 canais na sala principal. As saídas podem compartilhar qualquer fonte de AVR exclusivamente na Zona B ou reproduzir a mesma fonte na Zona Principal e na Zona B – e ainda amplificar o seu par de alto-falantes compatíveis. Por outro lado, o modo de escuta DSP do Advanced Music Optimizar da Onkyo reconstrói os dados de bits ausentes que se perdem quando um arquivo de áudio é compactado em um pequeno recipiente, afetando a qualidade do som. Assim a qualidade da reprodução é bastante aprimorada, otimizando também a qualidade da reprodução de streaming Bluetooth, como o Spotify.
Receiver Pioneer 534 5.2 Zona B
Com novo design intuitivo e tecnologias Dolby Atmos e DTS:X, este receiver 2 ambientes oferece um efeito surround incrível e está equipado com terminais de saída de áudio de Zona B para expandir o som da zona principal sem fios. Já o MCACC (Multi-Channel Acoustic Calibration System) da Pioneer cria o ambiente acústico ideal, compensando automaticamente as diferenças do tamanho, do nível e da distância das colunas, e equaliza a resposta. O receiver 534 também reproduz músicas a partir de dispositivos Bluetooth ativando diretamente a função BT no painel frontal mesmo quando o aparelho está em standby.
Conte com a ajuda da Audio Prime para fazer sua escolha
No nosso Guia Definitivo – Potencializando o som da sua casa, você terá acesso a mais informações sobre as caixas de som e dicas que vão auxiliar no processo de sonorização da sua casa. E se ainda ficou alguma dúvida ou quer ajuda para montar seu sistema, aproveite a consultoria gratuita da Audio Prime. Fale com um dos nossos especialistas pelo WhatsApp e saiba tudo o que é preciso para o seu projeto! Ou comenta aqui que nós respondemos todos os comentários!