Botão do Whatsapp
Dicas

Como preparar o melhor som para a sua sala

Publicado em 02.12.2024 |
Visualizações
111 visualizações

Você sabia que conquistar aquela qualidade acústica pode ir além da escolha adequada de cada equipamento? Pensando nisso, separamos dicas incríveis que irão te ajudar a usufruir do melhor som para a sua sala. 

No post de hoje você vai aprender a otimizar o seu sistema de som (seja ele Home Theater ou som ambiente) através de pequenas mudanças no layout e composição do ambiente da sua sala. 

Identifique fatores que podem prejudicar a sonorização do ambiente 

Ao pensar em sonorizar um espaço, principalmente salas, há características importantes que devemos nos manter atentos, por exemplo: tamanho e quantidade de vidros e janelas, material utilizado na estrutura, se há muitos objetos e instalações metálicas, superfícies reflexivas capazes de gerar eco ou reverberação em excesso, entre muitas outros itens que podem influenciar diretamente na acústica do ambiente.

A melhor maneira de identificar esses fatores é buscar por um especialista em áudio, que pode avaliar a sua sala, analisar os móveis e composição ou então montar o projeto junto ao seu arquiteto, caso você esteja na etapa de construção. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo da acústica, separamos algumas dicas que te farão entender melhor sobre como conquistar o melhor som para a sua sala. 

1. Layout e posicionamento das caixas de som 

A geometria do espaço tem total influência na escolha dos equipamentos até a instalação. Aqui na Audio Prime temos diversos conteúdos que te ensinam sobre a melhor maneira de posicionar os seus equipamentos para eles performem no ambiente de maneira adequada.

Esse posicionamento pode variar, se você tem um sistema Home Theater, as caixas frontais alinhadas na altura dos ouvidos, surround ligeiramente mais altas e subwoofer no chão, lembrando de cuidar com o posicionamento das caixas de sobrepor e embutir (que podem variar de acordo com o seu ambiente). O mesmo se aplica com o sistema de som ambiente, consulte um especialista em áudio para ter segurança no melhor projeto para a sua sala. 

Uma dica de ouro é conferir o nosso canal do YouTube, lá você irá encontrar diversos assuntos como esse, publicados por nossos mestres em áudio, vale a pena conferir!:



Um erro que encontramos com muita frequência em alguns clientes é o excesso de equipamentos, seja em equipamentos mal dimensionados que se sobrepõem, até potência em excesso, todos esses fatores prejudicam o impacto da acústica do ambiente, esteja você fazendo uso de equipamentos de ponta ou não. 

Essa é uma questão de extrema importância, pois é comum que algumas pessoas tenham a percepção de que quanto maior a potência, melhor o som, ou ainda: quanto mais caixas de som, melhor o resultado final. Essas duas linhas de raciocínio são equivocadas e, na verdade, o resultado muitas vezes é exatamente o oposto!

O posicionamento das caixas de som precisa ser bem avaliado para que não haja sobreposição de áudio. Por isso a importância de receber auxílio na compra ou instalação do seu sistema de áudio.

2. Saiba como controlar a reverberação do som 

Falamos que o som reverbera quando o mesmo continua refletindo em outras superfícies próximas mesmo após a fonte (pode ser um caixa de som, por exemplo) já ter parado a transmissão. Bem similar ao eco, porém, a reverberação é bem mais curta e não transmite aquela sensação de atraso do som, apenas uma extensão mais prolongada por alguns milésimos (mas que fazem diferença na sua experiência sonora). 

Uma maneira bem prática para minimizar este efeito é utilização de alguns materiais e objetos na composição da sala, como por exemplo: cortinas e tapetes mais grossos, móveis estofados e até mesmo painéis acústicos. 

Porém, tome cuidado ao montar a composição destes itens pois, materiais muito absorventes podem abafar o som, por essa razão, devemos sempre encontrar o ponto de equilíbrio que não prejudique a acústica do ambiente. 

1
2

3.Utilize os graves com sabedoria 

Somos amantes de um bom grave e sabemos a imersão que essas frequências nos proporcionam, porém, abusar delas pode causar distorção sonora, prejudicando toda clareza acústica do seu sistema de som.

Se o seu ambiente é mais compacto, cuidado para não pecar na adição de um subwoofer muito robusto para o espaço ou mesmo adicionar mais de um subwoofer.

Quer ajuda para montar o sistema de som ideal? Clique aqui e nos chame no WhatsApp para receber orientações de nossos especialistas para criar um projeto personalizado para o seu espaço!