Como funciona e como dividir um sistema de zonas de áudio
Saiba como controlar vários ambientes simultaneamente através do sistema multi-zonas também popularmente conhecido como "multiroom".
O prefixo "multi" indica "várias" e o "zonas" refere-se às áreas de instalação que podem ser desde uma área gourmet, quartos, salas ou até mesmo um ambiente corporativo.
O sistema multi-zonas ou multiroom, é capaz de gerenciar diversas zonas de áudio de maneira totalmente independente. Separamos abaixo quais equipamentos são necessários para esse tipo de projeto e quais são as suas vantagens. Confira!
Como funciona o sistema multi-zonas
O amplificador (multiroom) utilizado nesse tipo de sistema pode receber sinais de áudio analógicos e digitais, o mesmo é capaz de processar esses áudios e dividi-los em zonas.
Cada zona é conectada a um circuito individual até o amplificador ou processador de áudio, tornando possível controlar cada zona de maneira independente, ou seja, sons diferentes, volume e até mesmo configurações de ajuste. Diferente dos amplificadores tradicionais, que realizam a amplificação e ajustes de todos os canais igualmente.
Para ter controle de um sistema com várias zonas simultaneamente você precisará de:
- Amplificador multiroom, a quantidade de canais dependerá do tamanho do seu projeto – Conheça os modelos da Frahm Slim 4500 e FMR 4. Todo sistema multi-zonas necessita de um amplificador multiroom, pois é através dele que o sinal de áudio será enviado para as zonas independentes.
- Caixas de som: esse sistema permite caixas de embutir, sobrepor, internas ou externas, ou seja, você pode escolher qual se adapta melhor ao seu objetivo;
- Controladores: São dispositivos geralmente instalados na parede onde você pode realizar o ajuste de volume e configurações do seu sistema.
Você pode substituir os controladores por aplicativos dos próprios dispositivos do sistema, mas em sistemas maiores os controladores costumam ser mais práticos;
- Fonte de áudio: pode ser desde uma estação de rádio a um streaming.
Vantagens do sistema multiroom
- Controle independe de volume por zona definida;
- Personalizar a fonte de áudio que será transmitida em cada área;
- Maior facilidade em realizar a integração com assistentes de voz como Alexa, Google Home, Echo Dot, entre outras
Sistema multi-zonas na prática
O sistema de som Multi-zonas é principalmente utilizado em ambientes corporativos e espaços amplos. Apesar de ser um sistema que necessita de equipamentos específicos – com um custo mais elevado quando comparado a um sistema tradicional – ele proporciona um resultado satisfatório e cumpre com a proposta.
E ainda sim pode apresentar um custo-benefício mais atrativo quando se trata de grandes projetos onde seria necessário a instalação de outros dispositivos para atingir este resultado (e ainda sem a praticidade do multi-controle).
Veja 2 exemplos de sistema multi-zonas funcionando na prática:
Exemplo 1: Espaços não integrados
Imagine que está acontecendo uma conferência muito importante.
Na entrada do evento (recepção) a música pode estar bem animada e mais alta, atraindo o público e gerando expectativas.
Ao adentrar de fato no local onde será aplicado o treinamento o som já é mais calmo, suave e com músicas menos agitadas, convidando o público a se concentrar e manter a organização e foco.
2 espaços = 2 zonas
Zona 1: Recepção
Zona 2: Auditório
Exemplo 2: Espaço Integrado
É comum encontrarmos sistemas multiroom em um único espaço, porém, mais amplo, como no caso de uma piscina e área Gourmet. Podemos considerá-los duas zonas independentes mesmo sendo o mesmo espaço.
Na área Gourmet é possível deixar o som mais baixo e tranquilo permitindo que as pessoas se comuniquem com tranquilidade. No espaço da piscina já pode ser mais agitado e com o volume mais alto.
1 espaço = 2 zonas
Zona 1: Área Gourmet
Zona 2: Piscina
Como dividir corretamente os espaços em zonas de áudio?
Realizar a divisão das zonas de áudio é uma etapa fundamental. Principalmente nos espaços integrados e com usabilidade distintas, assim é possível garantir uma boa distribuição sonora sem que um áudio prejudique o outro.
Para dividir as zonas de áudio corretamente, considere os seguintes fatores:
- Volume: em espaços de maior amplitude, como o exemplo de espaço integrado que citamos (piscina e área gourmet), avalie se esse espaço precisa mesmo ser dividido e também se a divisão não irá prejudicar a distribuição sonora;
- Tipos de uso: Quando os espaços não são integrados e não possuem a mesma finalidade: por exemplo: em uma empresa na sala de produção o som pode ser mais alto e agitado, e em uma sala de descanso ou refeitório a música pode ser mais ambiente em ritmo suave;
- Tipos de caixa de som: sempre evite utilizar modelos misturados, assim é possível manter um padrão acústico, e jamais misturar caixas de embutir com sobrepor no mesmo canal.
Sistema Digital X Analógico
O sistema analógico necessita que cada caixa de som possua um cabo que a conecte ao amplificador. Neste caso, os dispositivos analógicos necessitam de mais cabeamento, e caso a área seja maior, pode haver perda de sinal e qualidade.
Já o sistema Digital pode ser conectado às caixas de som através de Wi-Fi/Ethernet ou Bluetooth. Ele possui menos chances de falhas e maior percepção do sinal de áudio. Além disso, facilita a integração com outros dispositivos como assistentes virtuais.
Cabeamento adequado para sistema multi-zonas
Para garantir que o seu sistema tenha uma boa performance e durabilidade o cabeamento deve ser realizado seguindo alguns critérios importantes:
- Não misturar cabos de áudio com cabos elétricos;
- Utilizar Bitolas adequadas conforme o manual;
- Identifique os cabos de cada zona é dispositivo (isso irá facilitar ajustes e manutenções futuras).
Como saber se o sistema multi-zonas atende as necessidades do seu projeto?
Dividir corretamente as zonas de áudio melhora a experiência sonora e o controle em cada ambiente. Mas é essencial planejar bem o projeto, considerando o tipo de uso e os equipamentos adequados.
A Audio Prime oferece soluções completas e suporte técnico especializado para seu projeto de som ambiente. Ouvir a opinião do técnico tanto na escolha do equipamento, quanto na etapa de divisão das zonas fará toda a diferença no seu projeto.
Acesse o nosso site e compre economizando, basta inserir o cupom BLOGAP ao final da sua compra e garantir o seu desconto.
Quer falar com um de nossos especialistas?
A equipe da Audio Prime está pronta para entender seu projeto, indicar os melhores equipamentos e garantir uma instalação eficiente e personalizada. Clique aqui e fale com a nossa equipe agora mesmo!








