Como configurar e regular o setup do seu subwoofer
Se você sempre achou que a traseira do seu subwoofer era uma verdadeira sopa de letrinhas, chegou a hora de desvendar esse mistério!
Hoje a Audio Prime vai mostrar o que é e para o que serve todos os botões e entradas da traseira do seu subwoofer, de forma que você possa fazer a melhor configuração do aparelho para o seu home theater. O conteúdo é sugestão de um cliente da Audio Prime, e como a situação parece ser bastante comum, nós decidimos acabar de vez com as dúvidas para ajudar você a configurar seu subwoofer. Pronto para embarcar nas dicas de hoje?
Tudo o que você precisa saber para regular o subwoofer
Não se preocupe com a marca do seu aparelho: a configuração da parte traseira de 80% dos subwoofers é praticamente igual. Verifique no vídeo abaixo onde encontra-se cada botão: [embed]https://www.youtube.com/watch?v=0zZKPd7zoqE&t=66s[/embed]
1. Botão do volume
O primeiro botão que nós encontramos é o de volume. Como esse será o primeiro ajuste, o ideal é deixá-lo no meio, em 50% do volume. Essa é a melhor solução para um primeiro momento, já que você ainda deverá fazer o set up das caixas de som pelo receiver e talvez até rodar algum sistema de calibragem automática.
2. Botão do crossover
O botão abaixo geralmente é o do crossover, o corte de frequência na qual o subwoofer vai atuar. Quanto mais aberto – em 150, 180 hertz – mais frequências menos graves passarão para o aparelho. Já se mantiver o filtro na posição oposta, em 50 hertz, por exemplo, só passarão frequência abaixo disso, deixando os graves bem pesados. A dica, então, pela experiência da Audio Prime, é deixar o crossover entre 80 e 120 hertz, o que torna a reprodução bastante agradável. No entanto isso depende da preferência de cada um. O botão do crossover oferece ainda a opção bypass que, uma vez ativado, faz com que o aparelho responda ao crossover do receiver, desde que este esteja ativado.
3. Botão de ajuste de fase
O botão seguinte é o de ajuste de fase, existente em praticamente todos os subwoofers. O usual é que se o aparelho ficar atrás ou na linha do sofá, esse botão deve ficar na fase de 180º. Já se o subwoofer ficar na frente do sistema, a fase usada deve ser a de 0º. Isso acontece porque a fase, na verdade, adiciona um delay na transmissão elétrica do subwoofer, auxiliando na regulagem fina do equipamento.
4. Botão liga – desliga – auto
Menos comum do que os demais, o botão de liga – desliga – automático é utilizado para o que já diz: manter o subwoofer ligado, desligado ou em modo automático.
5. Entradas de conexão do subwoofer
O comum, também, é haver entradas para ligação em sistema estéreo – e, nesse caso, obrigatoriamente é utilizado o crossover do subwoofer – e LFE (Low Frequency Efect), um canal separado para efeitos de baixa frequência diretamente para o subwoofer.
Dica extra da Audio Prime
O subwoofer é um equipamento que emite sinal em todas as direções, por isso muitas vezes pode ser difícil determinar o melhor lugar para sua colocação. Uma técnica utilizada por vários profissionais, entre eles os especialistas da Audio Prime, pode ser pouco convencional, mas é bastante eficiente. A ideia é colocar o subwoofer no principal lugar da assistência, no principal sofá ou poltrona de quem vai assistir ao home theater. Depois ande agachado ou rastejando pelo ambiente ouvindo a reprodução do som: no lugar que você mais gostar do som é onde deverá posicionar o subwoofer. E então, gostou dessa super dica? Aproveite para compartilhar esse conteúdo e ajudar outras pessoas a entenderem a traseira do subwoofer! E já sabe: se ainda ficou alguma dúvida e quiser falar com a gente, basta entrar em contato pelo WhatsApp!