Botão do Whatsapp
Home Theater

4 tipos de Home Theater - Guia de Melhor Compra

Publicado em 12.11.2020 |
Visualizações
757 visualizações

Veja nesse Guia de Melhor Compra os tipos de home theater que você encontra no mercado e aprenda a escolher o ideal para o seu perfil!

Para você que está em busca do home theater perfeito para a sua casa, a Audio Prime traz hoje um verdadeiro presente: neste Guia de Melhor Compra você vai conhecer 4 tipos de home theater que vão ajudar você na sua jornada. A ideia é ajudar você a se localizar e entender qual o caminho a seguir para ter o melhor home theater de acordo com o seu perfil e a sua realidade no momento. Pronto para começar?

Quais os tipos de home theater?

Antes de começar sua jornada de compra, é muito importante conhecer os tipos de home cinema, assim como, é claro, saber também quais são os tipos de conexões home theater. Conhecendo mais sobre o assunto você vai entender como saber a qualidade de um home theater de acordo com as especificações de cada um e ainda entender melhor os tipos de alto-falantes para home theater, conforme os sistemas vão melhorando de qualidade.

1 – Home theater eletroeletrônico

O primeiro tipo de home theater é o eletroeletrônico, que é bem comum e provavelmente você já viu na casa de alguém ou até já tenha. Ele é composto por um pequeno Blu-ray, com saída amplificada, subwoofer e caixas de som. São equipamentos considerados de entrada, mais econômicos e que sacrificam a qualidade do som - e muitas vezes até a estética – com poucas entradas e saídas.

É um equipamento de entrada porque pode acontecer de você já ter, por exemplo, e querer fazer um upgrade aproveitando as caixas de som ou o próprio equipamento substituindo por caixa de som embutida. Há ainda, também como equipamento de entrada, os in a box, um pouco superiores, porque geralmente já são desenvolvidos por empresas especializadas em áudio e vídeo.

Geralmente o in a box já vem com receiver e muitas vezes o subwoofer ainda é passivo, mas já apresenta uma qualidade de áudio superior. A grande vantagem é que em uma única caixa você já compra tudo, inclusive com os cabos. Yamaha, Pioneer, JBL e praticamente todas as grandes marcas já produzem home theaters in a box. Atualmente, aliás, chega a haver uma falta desse tipo de equipamento no mercado, mas é bom você, na sua jornada de compra, saber que eles existem.

2 – Home theaters de 2 canais (sistemas 2.1)

O segundo entre os tipos de home theater que vamos falar hoje já é um pouco mais avançado, são aqueles compostos por dois canais sem subwoofer (2.0), composto por um receiver, duas caixas de som (que podem ser torre), ou com subwoofer (2.1), com receiver, monitor de áudio, caixa de som um pouco maior já ligada diretamente na TV ou nos monitores de referência muito usado por gamers.

É muito comum esse sistema ser usado também como suporte ou home theater de entrada. Aqui, como a Audio Prime é mais voltada para equipamentos relacionados à transmissão de áudio e vídeo voltados para a reprodução de filmes e shows, não é comum usarmos monitores de referência, mas a ideia é a mesma: um sistema de dois canais com ou sem subwoofer.

Veja algumas composições indicadas pela Audio Prime para esse tipo de home theater de dois canais, partindo de um mais simples de entrada para sistemas mais complexos:

  • Opção 1 - Amplificador, 2 caixas de som de embutir e 1 subwoofer;
  • Opção 2 - Amplificador um pouco mais forte, 2 caixas de som bookshelf ou torre e 1 subwoofer;
  • Opção 3 - Receiver e 2 caixas de som iniciais, para posteriormente acrescentar 1 subwoofer (formando o 2.1), depois comprar a caixa de som central (formando o 3.1) e seguir evoluindo para outros tipos de home theater superiores fazendo o upgrade gradual do sistema.

3 – Soundbars

Se você está se perguntando qual a diferença de home theater ou soundbar, é apenas o formato, porque as soundbars são verdadeiros home theaters em forma de barra. Através de algumas tecnologias de reflexão a soundbar consegue processar o HDMI, os codecs, já traz recursos como ARC, e interpretar toda as informações e prover um som muito próximo de um home theater tradicional.

Assim, a soundbar é um dos tipos de home theater que realmente devem ser considerados. Esse sistema já se afasta um pouco em questão de valores dos dois primeiros tipos de home theater, mas ainda não é expansível para se tornar o nosso quarto tipo, que é home theater propriamente dito. A soundbar é um equipamento muito justo para o que se propõe:

  • Fácil usabilidade, podendo ser manipulada mesmo por quem tem o mínimo de entendimento de tecnologia;
  • Fácil instalação, bastando um cabo para fazer a ligação entre o equipamento e a TV;
  • Configuração automática, com um único botão para fazer o pareamento do Bluetooth;
  • Subwoofer wireless na maior parte dos casos, evitando a passagem de cabos para ligação com a soundbar;
  • Delay zero, graças à frequência exclusiva do subwoofer com a barra.

Além disso, a barra pode ser de 2, 3, 5 canais, algumas com laterais removíveis, e há perspectiva de soundbars com até 9 canais, inclusive com efeito Dolby Atmos.

  • Soundbar 2.1 - Trabalha basicamente os canais direito e esquerdo;
  • Soundbar de 3 canais - Já entrega o canal do centro como adicional, assim como o subwoofer;
  • Soundbar de 5 canais - Ainda que a maioria não tenha as laterais removíveis, trabalha com um sistema de reflexão, específico de cada fabricante, que faz a calibragem analisando o ambiente para oferecer o áudio mais próximo possível de um home theater 5.1.

Dentre estes tipos de home theater, a Audio Prime costuma indicar a soundbar 5.1 JBL com tecnologia Multibeam, principalmente para salas que tenham parede atrás sofá, porque esse sistema de reflexão é mais eficiente em ambientes com paredes e tetos lisos e até um pouco menores.

  • Soundbar 5.1 com laterais removíveis – A princípio apenas a JBL tem esse tipo de home theater soundbar com laterais removíveis e que funciona muito bem para quem quer colocar um surround em cada lateral do sofá e ter uma proximidade ainda maior com o quarto tipo de home theater.

4 – Home theater

Esse tipo de home theater é o que apresenta a composição clássica de receiver, com pelo menos 5 caixas de som, subwoofer e condicionador de energia. Esse sistema, mais complexo, tem múltiplas entradas e saídas, e a partir dele é possível gerenciar o som ambiente em outros cômodos da casa. Esse tipo de home theater demanda um planejamento prévio para a sua instalação e é praticamente o único capaz de reproduzir com fidelidade toda a mídia original do filme, jogo ou show da forma como foi concebida originalmente.

Ele é também o equipamento que tem o custo mais elevado, oferecendo uma grande quantidade de opções e combinações de modelos e marcas de aparelhos para a sua composição. É possível compor home theaters compostos de 5 a 13 canais, com ou sem Dolby Atmos, criando uma variedade imensa de possibilidades com muita qualidade de som.  

E então, gostou desse Guia de Melhor Compra? Se precisar de mais ajuda, basta procurar a Audio Prime pelo WhatsApp que nós vamos fazer tudo para que você tenha o melhor home theater de acordo com o seu perfil!